Introdução
A linguagem C++ foi desenvolvida inicialmente por Bjarne Stroustrup na AT&T, de 1979 a 1983, à partir da linguagem C, tendo como idéia principal a de agregar o conceito de classes, de orientação à objetos, àquela linguagem. Razão porque inicialmente chamva-se de “C com classes”. Bjarne procurou tanto quanto possível manter retrocompatibilidade com C, de modo que programas em C pudessem ser compilados por um compilador C++ com um mínimo de alterações. Entretanto, encarar C++ como um superconjunto de C é um erro, e C++ deve ser vista como uma “outra linguagem”, por diversas razões. Em primeiro lugar, nem todo o programa escrito em C é compilado em C++ sem erros, e pode nem mesmo gerar o mesmo resultado, já que a sintaxe e a semântica de algumas construções diferem. Ao ligar-se partes de um programa em C++ com partes em C, estas devem ser bem especificadas, pois as convenções de funcionamento do código compilado também diferem. Além disso, C++ oferece um conjunto de mecanismos básicos que não estavam presentes em C, e estes devem ser usados para produzir software mais modular e confiável explorando-se as verificações disponíveis no compilador. Finalmente, os mecanismos de C++ devem inspirar a programação segundo o paradigma de orientação a objetos e, portanto, não se deve programar em C++ como se faz em C.
A partir da primeira versão de 1983, a linguagem foi sendo revisada e evoluindo, tornou-se disponível fora da AT&T em 1985, e após um longo processo foi padronizada pela ISO no final de 1997, pelo padrão ISO/IEC 14882. Você pode obter mais informações sobre o desenvolvimento da linguagem na página do próprio autor em [STR 2004].
STL é uma parte do padrão C++, e consiste em uma biblioteca de funções e estruturas de dados que todo compilador C++ deve oferecer, provê as implementações mais comuns em um programa, e pode-se utilizá-la com diferentes tipos de dados. Um bom ponto de partida para leitura específica sobre STL é na página da Silicon Graphics, Inc. em [STL 2004].
De forma geral, é possível obter muito material de referência da linguagem através de páginas na Internet. Tente por exemplo pesquisar com a expressão “C++ reference” no Google. Também é muito produtivo criar o hábito de pesquisar por problemas bem específicos. Tente, por exemplo, pesquisar “iostream.h iostream difference”, ou “STL hash_map code example”. Pode-se obter cursos [BRA 1998], livros e exemplos de código [ECK 2000]
Os compiladores do projeto GNU também podem ser obtidos livremente através da Internet. O ambiente BloodShed Dev-C++ roda sobre Windows e utiliza os compiladores gcc e g++. É possível baixá-lo de: http://www.bloodshed.net/devcpp.html. Há também inúmeros fóruns e listas de discussão sobre aspectos técnicos da linguagem.
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