quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Conexão ADO & Oracle – Configurando uma conexão TADOConnection

Este post pretende exemplificar como configurar, no Delphi, uma conexão com Oracle usando a middleware de acesso a dados OLE DB.

Para configurar a conexão com o banco temos que acessar a propriedade “ConnectionString” de TADOConnection. Em tempo de projeto, pelo Object Inspector, podemos usar o wizard de configuração da string de conexão. Para isso, dê um duplo click na propriedade, ou com o botão direito do mouse sobre o componente ADOConnectio (que estiver no seu form ou datamodule), selecione “Edit ConnectionString”.




No botão “Build” acessamos o diálogo para definir o driver de acesso que vamos usar (nativamente a MS OLE DB provê drivers para algumas tecnologias de banco de dados).




Selecione OLE DB Provider for Oracle ... em seguida click no botão “Avançar >>”


Em Nome do Servidor, digite o nome da conexão que esta definida no arquivo “tnsnames.ora” (Normamente fica em \oracle\product\[versão]\server\NETWORK \ADMIN).



XEZn =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 123.1.22.22)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = XEZn)
)
)




O login de acesso você digita em “Nome do Usuário” e “Senha”. Marque “Permitir salvamento de senha”. Após digitar esses valores click em “Testar Conexão”.
Ao receber a mensagem de que a conexão foi feita com sucesso, click em “OK”.


Para finalizar, configure a propriedade “LoginPrompt” para “False”. Fazemos isso quando não desejamos que, ao ativarmos a conexão, seja exibido o diálogo para digitação do login (usuário/senha).






Sua string de conexão deverá ter sido montada semelhante ao exemplificado abaixo:
Provider=MSDAORA.1;Password=blavlablaval;User ID=EstacaoZN;Data Source=XEZn;Persist Security Info=True 


OBS:
No dia a dia profissional, corriqueiramente usamos a sigla referente aos objetos de acesso a dados (ADO ActiveX Data Objects) como se isso fosse o nome da middleware da Microsoft. Esse hábito pode causar algumas confusões para quem esta tendo um primeiro contado com essa tecnologia.
Existem dois drivers na OLE DB para conexões Oracle. Um deles é o nativo da OLE DB: “Microsoft OLE DB Privider for Oracle”. O Segundo é um driver da própria Oracle: “Oracle Provider for OLE DB”. O OraOLEDB provider é um componente COM. A versão 10.0.1.2.0 suporta Oracle Grids, além de suportar os seguintes datatypes nativos do Oracle Database 10g:

BINARY_DOUBLE
BINARY_FLOAT
O Microsoft OLE DB Privider for Oracle possui incompatibilidade com os tipos "LOB" nativos do Oracle, CLOB (Character Large Object) e BLOB (Binary Large Object).


A versão 9.2.0.4.0 trouxe suporte aos seguintes datatypes introduzidos no Oracle9i:
- TIMESTAMP
- TIMESTAMP WITH TIME ZONE
- TIMESTAMP WITH LOCAL TIME ZONE
- INTERVAL YEAR TO MONTH
- INTERVAL DAY TO SECOND

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br