terça-feira, 29 de maio de 2007

Data Pump : Migrando dados


Coisas antigas, podem estar esquecidas, podem ser desconhecidas para os mais novos ...
Encontrei um material antigão aqui, quase da época das cavernas .. hheheheh ... La vai

O Data Pump, um programa que é instalado na instalação do Delphi. Usamos o Data Pump para mover os registros de um banco de dados para outro. Onde, obviamente, um será a fonte e outro o destino. Esse processo pode ser feito independente do modelo de dados do seu sistema. Isso é muito conveniente quando precisamos migrar dados de um banco de dados local (file/server) para um Cliente/Servidor(SGBD). Todavia, nada impede que isso seja feito entre dois SGBDs de tecnologias diferentes (exemplo, SQL server para Oracle), ou não. Ou dois bancos locais, Paradox X Paradox, ou Access X Paradox.
Vamos simular uma situação, muito comum, de migração para que possamos apresentar a ferramenta DataPump. É preciso para isso que criemos uma base vazia, Interbase, ou Fire Bird, para a qual migraremos os dados contidos num banco Paradox. Portanto, No Ibconsole criaremos um banco de dados e o nome do arquivo será DbMigrante.gdb. Mas, antes crieuma um diretório para isso: Exemplo C:\ExemploDataPump\DbMigrante.gdb. Escolhi essas duas tecnologias de banco de dados porque as duas estão disponíveis no cd de instalação do Delphi.

Exemplo de como usar o DataPump


Ficou diodo amigo, vai falar sobre uma coisa ultrapassada? O Data Pump se conecta as bases de dados para a migração através da BDE. Ela foi a primeira middleware de acesso a dados da Borland. Hoje, esta descontinuada, mas o Delphi ainda suporta essa tecnologia de acesso a dado, por causa da compatibilidade com as versões anteriores. Você pode estar migrando um sistema desenvolvido em Delphi 4, ou D5, isso é um situação cada vez mais comum. Por conta disso, certamente será obrigado a trabalhar e conhecer a BDE. Portanto, no DBE administrator, ou no SQLexplorer, crie dois alias: um para o banco de dados fonte e o outro para o banco de dados de destino. Para isto vamos na barra de menu do Delphi e click em : Datadase ► Explore



O BDE Administrator fica em Painel de controle. Como o nome já diz, ele é um programa aonde vc configura conexões a bancos de dados a través da BDE. Semelhante ao Fonte de Dados ODBC.

Em nosso exemplo de migração utilizaremos como banco de dados, de onde importaremos, o DbDemos(exemplo do Delphi), já deverá existir um alias para ele pré-configurado. Logo, será necessário configurar apenas um alias para um banco SGDB (Dbmigrante.gdb) que criamos, no interbase, especialmente para este exemplo.


Para criar o alias:

No SQLExplore click com o botão direito do mouse sobre database, no frame esquerdo da tela, como no exemplo abaixo.



No menu poupup click em new, surgirá um janela para escolhermos o dirver do banco de daddos. Defina o driver para o banco de dados ao qual você deseja se conectar, em nosso caso “INTERBASE”.



No frame a esquerda nomeie esse alias como MigranteSGDB. Veja na figura abaixo.


Ainda precisamos definir o usuário para o login no interbase, o SYSDBA é o login de administrador default. No frame da direita, em USER NAME, digite como na figura abaixo.




Em seguida na propriedade SERVER NAME o path do banco de dados DbMigrante.gdb. click no botão com três pontinhos e mapeie o seu arquivo de banco de dados criado anteriormente no Interbase. Em seguida, salve as configurações feitas. No menu Object Apply, ou “Ctrl+A”.




No meni Iniciar do Windows, programas, Borland Delphi x.., DataPump, selecione o alias do banco de dados fonte, ou seja aquele do qual você deseja migrar. Pode se optar pelo alias ou pelo endereço(diretório) do banco. Atente para fato de que um sevidor SQL de bancos de dados sempre requerem um alias e podem requerer um login.



Escolha o alias DBDEMOS e click em NEXT.




Escolha o alias que criamos para o arquivo SGDB, MIgranteGDB. Será pedido o login. SYSDBA e a senha masterkey são o login do administrador default do Interbase.



selecione as Tabelas que você quer mover do banco de dados de fonte. Ou seja, selecione as tabelas que deseja migrar do banco Paradox(DBDEMOS) para o Interbase(DbMigrante.gdb)...



...clickando no primeiro botão (>) entre as listBox. Se deseja mover todas as tabelas click no segundo botão (>>).




Na próxima tela você tem a visão de um relatório preliminar para determinar como os dados serão definidos quando você mover para o banco de dados designado. Nesta tela você pode fazer algumas alterações a respeito de cada tabela como: nome da tabela tipo de dado a coluna e etc.



é possível modificar qualquer tipo de dados, índices, ou integridade referente antes de migrar para no banco de dados destino.

Click em Upsize, as tabelas e os dados serão transportados.



OK a migração foi feita com sucesso.

5 comentários:

  1. Como emigrar do Paradox pro Firebird?
    Como salvar no formato texto, csv?

    ResponderExcluir
  2. Prezado,
    Grato pelo comentário!
    Heehehhehehe ... acho que não .. acho que é pegadinha ....
    Meu caro, você conhece o DbDemos?

    Segue o artigo que vai funcionar com Paradox, vlw!!!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Só pode ser zueira... kkkkkkk... valeu gmotta zn... me ajudou pra caramba. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cara muito bom esse artigo, agora eu queria fazer isso paro o sql server 2000, so que eu n estou conseguindo, o passo a passo não é o mesmo, e essas alias, que eu estou criando, quando eu crio direcionando para o sql server, não aparece na lista do dbdemos... não estou conseguindo, mas memso assim seu artigo está muito bom . parabéns ...

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADO PELA DICA....EU USAVA ISSO NO COMEÇO EM 1998 E TINHA ESQUECIDO....ESTAVA ME AFOGANDO EM UM COPO DE AGUA....ABCS MARCIO TEIXEIRA DE BRAGANCA PAULISTA

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br