segunda-feira, 14 de maio de 2007

Tela Azul - STOP:C0000218{Falha no arquivo do Registro}

Tive uma surpresinha quando fui ligar o micro hoje, ao iniciar o windows entrava numa tela azul com a singela mensagem:

STOP:C0000218{Falha no arquivo do Registro}
O registro não pode carregar a ramificação (arquivo):
\systemroot\system32\config\software
Ele está corrompido, ausente ou não pode ser gravado.

O HD onde está instalado esse SO está barulhento demais, é muito provável que o arquivo tenha corrompido. A tradicional e rápida busca na Web ... de cara encontrei uma dica para usar um verificador de disco, tipo DiskDoctor, ou o do próprio Windows. Como eu tenho mais de um SO nesta máq, assim o fiz. Inicializei pelo pelo SO bom, em ferramentas administrativas ▶ Gerenciamento do Computador ▶ Gerenciamento de Disco:



Botão direito sobre o HD com problemas (em caso de duvidada repita em todos), selecione propriedades ....


Em verificação de erros, click no botão “Verificar Agora”. Marque as duas opções (Corrigir erros e procurar setores defeituosos), em seguida click em “iniciar”.


No meu caso isso foi suficiente, problema resolvido! Agora, caso você não tenha um outro SO de opção pode ser que seja necessário usar o CD de instalação do Windows. A busca que fiz no Google retornou muitas ocorrências desse problema no XP, ao que parece esse problema é bem comum.

Segue o procedimento para reparação do SO via CD de instalação:

Antes de partir para a FORMATAÇÃO, vc pode tentar usar o console de restauração do WINDOWS. Com ele você poderá usar linhas de comando para iniciar ferramentas de recuperação, iniciar e parar serviços, acessar arquivos no HD, substituir arquivos corrompidos do sistema, etc. O Console de Recuperação é acessado através do CD de instalação do Windows.
Para ter acesso a ele você deve dar boot no sistema com o CD do Windows. Se o setup do computador estiver configurado para dar boot inicialmente pelo drive de CD-Rom, basta inserir o CD e reiniciar o computador. Após o boot pelo CD, pressione alguma tecla para iniciar a instalação do Windows. Em seguida a tela de “Bem-vindo”, pressione a tecla R para reparar uma instalação do Windows XP. Um menu listará uma, ou mais instalações do Windows no HD, digite o número relativo ao Windows que você deseja recuperar e
pressione “Enter”. Caso exista senha, surgirá o prompt para que você entre com o login de Administrador. Em seguida, aparece o console de recuperação. Siga os passos:
1º digite o número correpondente ao HD que será recuperado
2º senha, se houver
3º digite - cd system32
4º digite - cd config
5º digite - ren system system.old
6º digite - copy c:\windows\repair\system
7º digite - exit

Após a reinicialização o windows deverá estar recuperado.
Para quem quiser pesquisar mais, veja em: Suporte MS.
Pode ser útil tb um tutorial.

2 comentários:

  1. Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa meu, vc salvou a minha vida. Aconteceu esse problema com o servidor aqui na minha empresa e isso resolveu o problema. Detalhe o tutorial da Microsoft não resolveu e esse resolveu parabens é pouco meu amigo. Parabennnnnnssssssss

    ResponderExcluir
  2. com certeza amigo esse é um problema no Hd,por mais incrível que pareça é causado por virus que danificam os clusters quando o pc é ultilizado muito tempo sem antivirus, esse dano impede que o
    S.O. faça o Loading correto. dpendendo do HD, mesmo dpois de 100% formatado ainda continua o problema...
    vlew

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br