terça-feira, 9 de setembro de 2008

Deploy de uma DLL ISAPI no ISS 5

Primeiro precisamos, no IIS criar um diretório: Criando um diretório virtual ...

No Internet Information Service (da MS), selecione na treeview a direita o nó “Site da Web padrão” (“Default Web Site”).



No menu popup da treeview (botão direito do mouse) selecione: Novo ►Diretório Virtual. Em seguida faremos amgulas configurações dos diálogos seguintes:



No primeiro diálogo, simplesmente click em avançar.



No segundo definiremos o nome do diretório virtual. Um alias, nome pelo qual evocaremos o serviço via browser: Exemplo: http://localhost/MeuDiretorioVirtual_BlaBla.



Para este exemplo vou definir como alias “WsShowMeTheMoneyZn”. Após digitar o alias click “Avançar”.



Agora aponte o diretório virtual que estamos criando para uma diretório físico, real, existente na sua máquina.






No diálogo seguinte, “Permissões de acesso”, obrigatóriamente precisamos permitir a execução de script ISAPI (no servidor, obiviamente). Marque a opção conforme ilustrado na imagem abaixo:



Pronto! Ao concluirmos terminamos a primeira etapa que a criação do diretório virtual. Click em “Concluir” para passarmos a segunda etapa.



Veja nosso novo diretório virtual, o qual proverá acesso ao nosso serviço via http;


Configurações finais para o IIS executar a DLL ISAPI

Com o botão direito do mouse sobre “WsShowMeTheMoneyZn”, o diretório virtual que acabamos de criar, selecione “Propriedades”



Precisamos definir qual arquivo vai ser executado pelo IIS quando um cliente via browser requisitar a url cujo endereço é o nosso diretório virtual.



Na aba documentos, conforme ilustrado anteriormente, click em “Adicionar ...” e digite o nome completo, com a extensão e tudo, da dll ISAP. Neste caso particular, considerando que este artigo e complemento de “Webservice no BDS2006” digitarei o nome da “DLL” gerada no referido artigo: “PrjZNShowMoney.dll”



Click em “Ok” para terminar a configuração. Para testar, no browser digite:
http://localhost/wsshowmethemoneyzn/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br