quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Usando Sibelius - Editor de Partitura ... Aos Nossos Filhos (Ivan Lins)

Perdoem a cara amarrada,
Perdoem a falta de abraço .... 




Apara adicionar uma cifra no Sibelius pressione Ctrl + K, o cursor vai ficar ativado (Azul), então basta clickcar sobre o compasso o qual receberá a cifra. Agora digite normalmente a cifra. Pronto!

Para deletar, excluir, um compasso: Com o Ctrl pressionado, click sobre o compasso a ser excluido. Ele vai ficar selecionado com uma dupla borda, agora basta pressionar “Delete”. 

Para deletar vários compassos de uma só vez: Com o Ctrl pressionado, click sobre um dos compassos a serem excluidos. Ele vai ficar selecionado com uma dupla borda, em seguida pressione o Shift, o mantendo pressionado, para selecionar os demais compassos.

Para determinar a quantidade de compassos numa linha: Click sobre a barra de compasso final do último compasso que você deseja que fique na linha, em seguida pressione “Enter”.
Veja a ilustração abaixo:



Na imagem seguinte, clickei sobre a barra de compasso final do último compasso que você eu quero que fique na linha, no meu caso o quarto compasso da primeira linha. Em seguida, pressione “Enter”.



Perdoem a falta de espaço,
Os dias eram assim...



Perdoem por tantos perigos,
Perdoem a falta de abrigo,
Perdoem a falta de amigos,
Os dias eram assim...


Como ilustração das funcionalidades vistas no Sibelius



Segue partitura com a cifragem da minha interpretação dessa obra prima do Ivan e do Vitor. Mudei um pouco a harmonia em alguns trechos (pra variar um pouco). Alterei também o andamento, na versão que linkei com o MP3 tube o Ivan gravou um rubato em 6/8 (me parece ...). Escrevi em 4/4 ...

Aos Nossos Filhos – (Ivan Lins e Vitor Martins)



Para quem não conhece .... segue versão com o próprio

 Ivan Lins - Aos Nossos Filhos

9 comentários:

  1. como eu faço pra inserir um compasso?
    E a barra dupla?
    grata,
    Angel

    ResponderExcluir
  2. Angel,
    Para adicionar um compasso é "CTRL + B", veja em http://estacaozn.blogspot.com/2007/03/sibelius-writing-playing-printing-and.html.

    Nesta URL encontrei um pdf com uma listagem das teclas de atalho: http://www.sibelius.com/helpcenter/hintsandtips/Basic_Shortcuts_Sibelius_2.pdf

    Barra Dupla: No Menu "Create" -> "Barline" -> "Double". veja em http://estacaozn.blogspot.com/2007/03/sibelius-writing-playing-printing-and.html.
    Att,
    GMotta ZN.

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço para visualizar a pauta com os compassos de pausa já agrupados?

    ResponderExcluir
  4. Cara como faço pra deixar os instrumentos de uma grade com seus respectivos tons? no sibelius!

    ResponderExcluir
  5. Olá Raimundo!
    Obrigado por prestigiar o Estação ZN.
    Sobre transposição de instrumentos, não acho uma boa estratégia fazer isso na grade. Obviamente, pelo menos na minha forma de ver, esse tipo de decisão depende bastante da pratica musical de cada um. Contudo, penso que o mais comum entre os compositores e arranjadores é manter a grade sem transposição. Faz tempo que não trabalho com essas coisas, portanto estou um pouco esquecido, lamento.
    Quando terminamos o arranjo, na hora de gerarmos as partes cavadas transpomos cada uma para o tom referente a transposição do instrumento em questão.
    Durante os ensaios o regente precisa ser proficiente em transpor mentalmente cada parte separadamente. Ou seja, ler a partitura no tom do piano e saber informar, quando necessário, a nota transposta para cada instrumento.
    No que tange a minha experiência particular, posso compartilhar com você e os demais seguidores do Estação ZN é que o Ian Gest exige que seus alunos apresentem as composições, nas avaliações do curso de arranjo, seguindo esse padrão. Em outras palavras: Transposição somente na parte cavada.
    Acho que é fácil entender a razão disso: Imagine o quanto já é trabalhoso transpor instantaneamente um trecho da partitura para avisar sobre algum detalhe para um sax barítono, por exemplo. Logo, podemos concluir que transpor, a cada tempo de compasso, cada linha, nas suas diversas tonalidades, por toda a grade é muito mais difícil. Pois é justamente isso o que acontece quando se procede a transposição na grade, a menos que o regente não esteja lendo a harmonia do arranjo, ou que todos os instrumentos estejam tocando em uníssono.
    Fora isso, concordo que o que pode dar mais trabalho para alguém pode não ser nada para outros. Sem contarmos que para outros ter trabalho é justamente aonde esta a graça. Portanto, cada um seja feliz com o seu cada qual, salve as diferenças!
    Apesar disso, se desejar, você pode confirmar procurando baixar grades de arranjo na Internet. Outro lugar que você pode conferir são os próprios exemplos de demos do Sibelius. Note que todos os instrumentos estarão no mesmo tom.
    Rsrsrs .... Inclusive, pude lembrar agora, por conta desse seu questionamento, que na minha ultima avaliação, na formatura do curso de arranjo, pela primeira vez eu não tinha conseguido terminar de escrever as partes cavadas, na época eu não tinha computador, durante o curso todos meus arranjos foram manuscritos, na ocasião eu estava desolado, desesperado, faltando minutos para eu apresentar, o Ian se compadeceu e ele mesmo me ajudou e transpôs em poucos minutos a parte cavada do trombone.
    ;-)
    Contudo, se ainda assim, você ainda desejar transpor na grade é possível fazer isso sim. Basta você selecionar a linha inteira referente partitura do instrumento transpositor, selecione no menu “Create ► Key Signature”. Será exibido uma caixa de dialogo aonde serão listadas todas as armaduras. Escolha a armadura equivalente a transposição do instrumento que vc deseja, não esquecendo de marcar a opção, na parte inferior da janela de diálogo, “One staff only”.
    Boa sorte Raimundo!
    Que você possa ser extremamente feliz nos seus arranjos usando o Sibelius.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o agrupamento de compassos vazios:
    No menu “Layout”, selecione “Auto Layout”. Na janela de diálogo “Auto Layout” você vai encontra a área Multirest. A principal configuração que vc vai fazer é marcar a caixa “Use Multirests”.
    para ativar ou desativar o multirest use "Ctrl+Shift+M"
    Mas isso pode variar de versão para versão. Pode ser que vc encontre House Style > Use Multirests (ou Layout > Show Multirests no Sibelius 1.4).

    Procure por “Multrest” ou rest no help.
    Boa sorte!
    :p \o/ !

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome e Rosana, sou estudante de harpa clássica.
    As vezes gosto de musicas tocadas por outros intruje tos, inclusive o piano, mas não tenho como tocar na harpa, por não achar parricidas destas musicas. O que eu faço? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá, por favor, como faço pra escrever indicações de rítmo no Sibélios, ou seja, escrever um acorde e estabelecer a variação rítmica? Desde já obrigado. Uma barço.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br