quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bit Box - Beat Box

O que é o Bit Box (Beat-Box)?

1- Um novo estilo de música? Acho que não.
2- É uma nova forma de música? Dependendo do ponto de vista, pode ser.

Multiplexação Vocal
Arrisco definir da seguinte forma:
Uma técnica de expressão musical, relativamente nova, que vem se aprimorando cada vez mais. Usa exclusivamente como instrumento a voz, imitando Drums Kit (Setups de percursão), sons eletrônicos (Sintetizadores, lead, pad, bass, fx). Cujo ênfase está na multiplexação da fala visando simular a emissão de sons simultâneos mixando esses efeitos (podendo haver o auxílio precursivo de qualquer parte do corpo).
O primeiro exemplo de algo semelhante ao Bit-Box que vi foi no início da década de 80 em uma performance de Bobby McFerrin.



Agravação de "Can't take my eyes off of you" por Lauryn Hill (no album The Miseducation) foi um tremendo holofote sobre o estili do Bit-Box.






Atualizando o post, graças ao comentário do Malta. Sobre o T 6. Por incrível que pareça eles estavam na minha mente enquanto eu escrevia este post. Então, por isso vou adicionar mais um exemplo. Segue uma faixa onde eles estão juntos: Take 6, Bob Mcferrin, em companhia de um timaço de gênios na música atual (Só tem fera).

B.DoinIt (Quincy Jones – Back On The Bloc)


Acabei encontrando um tutorial. Tem uma série de vídeos no YouTube sobre ...



O site do do Tyte



Marvin Gay by Take 6

Take 6 - What's Goin On (Live)


2 comentários:

  1. Gersão, tudo bem que vc aportuguese "beat box" para "bit box", mas citar o background da Lauryn Hill e deixar de mencionar os álbuns inteiros do Take 6 é uma falta de respeito sem tamanho! ;-)

    Malta

    ResponderExcluir
  2. Fala Malta!!!
    Ok, concordo com vc em parte sobre o T6. Inclusive, na minha opinião, acho que o trabalho deles (o elemento rítmico) é um dos precursores do beat-box. Imagino que a razão pela qual deixei de citá-los foi porque, para meus ouvidos, o som deles possui uma ênfase mto forte na parte harmônica.
    Não sei ao certo, não possuo nenhuma fonte para afirmar isso, me baseio apenas no que ouço deles, mas a sensação que tenho é que o T6 não tem a intenção e fazer beat-box, o foco deles não é esse. A preocupação dos arranjos do T6 é harmonização vocal, nisso eles são referência.
    Suponho, presumo eu ... não sei ... hehehhe
    Vlw pelo coment,
    []’s

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br