sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Inicializando o IWForm com alguns controles desabilitados

Continuação do artigo Delphi Intraweb – JavaScript II (Continua)

Eu tenho no IWForm dois IWComboBoxes (CMBTIPOEMAIL e IWComboBox1) e um IWEdit (EDTEMAIL).
Podemos definir na propriedade “ExtraTagParams” valores específicos para cada tag original de um controle Intraweb. Por exemplo:


procedure TZnIWForm.DesabilitaControles;
begin
IWComboBox1.ExtraTagParams.Add('disabled="true"');
IWComboBox1.ExtraTagParams.Add('style=background:#E7E7E7');

EDTEMAIL.ExtraTagParams.Add('disabled="true"');
EDTEMAIL.BgColor := RGB(231, 231, 231);
CMBTIPOEMAIL.ExtraTagParams.Add('disabled="true"');
CMBTIPOEMAIL.ExtraTagParams.Add('style=background:#E7E7E7');
end;

No trecho de código acima, na linha 3, definimos a propriedade “disabled” do objeto, select, que será criado na página HTML, referente ao controle VCL “IWComboBox1”.

Na linha 4, definimos a propriedade “style” do objeto, select, para que o “background” seja cinza.
.
Na linha 5, assim como fizemos na linha 3, definimos a propriedade “disabled” do objeto, input text, que será criado na página HTML, referente ao controle VCL “EdtMail”.
Na linha 6, definimos a cor do input através da propriedade “BgColor”. A função RGB, permite que possamos definir as cores usando números inteiros de 0 a 255 representando as 256 variações de intensidade no o padrão RGB (Red, Green, Blue). OBS: A função “RGB” está definida na unit “Windows”, portanto declare essa unit na seção “uses”.
OBS: Por falar em RGB achei esse artigo sobre converter, em Delphi, RGB para CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black - Key Plate), se é isso que vc procura veja em(http://delphi.about.com/od/delphitips2007/qt/rgb_cmyk.htm).


Agora, mais uma vez no evento OnCreate do IWForm faça a chamada a este novo método:

procedure TZnIWForm.IWAppFormCreate(Sender: TObject);
begin
LoadCmbTipoEmail;
DesabilitaControles;

IWComboBox



Adicione ao IWForm um IWComboBox (Palheta IWStandard). Em seguida codificaremos um método que irá preenchê-lo. Vou declarar uma seção “private” na definição da classe do IWForm. Nesta seção vou codificar o cabeçalho do método “LoadComboBandas”:

procedure LoadComboBandas;


Codificando o corpo do procedimento ..

procedure TZnIWForm.LoadComboBandas;
begin
IWComboBox1.Items.Add('Police');
IWComboBox1.Items.Add('Man At Work');
IWComboBox1.Items.Add('Pealr Jam');
IWComboBox1.Items.Add('The Smith');
IWComboBox1.Items.Add('U2');
IWComboBox1.Items.Add('Dire Straits');
IWComboBox1.Items.Add('Siouxsie & the Banshees');
end;


No evento OnCreate do IWForm você pode fazer chamada a este método.

procedure TZnIWForm.IWAppFormCreate(Sender: TObject);
begin
LoadCmbTipoEmail;
DesabilitaControles;
(*excuta a chamada ao método que carrega a IWCombo Bandas de Rock*)
LoadComboBandas;
end;

Continua em ...

Artigo completo (View Full Post)

Delphi Intraweb – JavaScript II (Continua)

Quem desenvolve para Web, precisa conhecer bem JavaScript. Quem desenvolve para Web, precisa usar muito JavaScript. Mesmo que ainda não saiba disso, quem desenvolve em Delphi para Web, também precisa ousar usar mais JavaScript.

JavaScript é o caminho o qual trilharemos neste artigo. Não temas, o Intraweb não é e não precisa ser tão feio quanto tem sido apresentado.


Intraweb (Atozed Software)

Será que você ficaria surpreso ao saber que existem pessoas desenvolvendo em Intraweb? Bem, pelo menos é o indica os números no fórum da Embarcadero Technologies. Bem interessante o “Embarcadero Discussion Forums” para quem esta pesquisando sobre o Intraweb recomendo dar uma passada por lá.
Será que a pergunta por que, apesar de tantos pontos fracos, o número de projetos Intraweb vem crescendo? Pelo que percebi, fora do Brasil também. Principalmente, diante do amadurecimento do “.Net” e do JSF, além da competitividade do Rails, será que o Intraweb ainda assim tem fôlego para competir com essas tecnologias? Pretendo dedicar um tempo e investigar em busca dessas repostas.

Neste artigo, vamos ver mais sobre “Delphi Intraweb” com JavaScript. Como conseqüência você poderá aprender mais e conhecer melhor o framework Intraweb.

Em forma geral, sobre Web e programação no lado cliente, percebo cada vez maior a pertinência desse tema. Acredito ser totalmente improvável o sucesso de um sistema Web, o qual não exista uma ênfase no balanceamento do que vai ser processado client-side e o que vai ser processado server-side. Temos discutido bastante sobre isso aqui no Estação Zn.
Portanto, vamos falar mais sobre.
Usaremos JavaScript no Intraeweb para tentar demonstrar como podemos obter um ganho em performance, robustez e elegância no desenvolvimento para Web.


Vamos começar com um exemplo simplório. Adicione no IWForm um IWEdit (Palheta IWStandard). Meu objetivo é mostrar como podemos acessar e manipular no lado cliente (browser) os objetos que adicionamos no IWForm. O desenvolvedor acostumado a pensar puramente em Delphi pode estar interessado em como interagir através do seu mundo “delphiano” com mundo dos navegadores.
Prosseguindo, após adicionar o IWEdit, codifique a função JavaScript exatamente conforme ilustrado abaixo. Muita atenção a caixa das letras digitadas. Não importa a caixa do nome do IWComponente que você definiu no Delphi. O Intraweb sempre vai criar um objeto HTML, em JavaScript na página que ele cria, referente ao IWForm em questão, em caixa ALTA.


function testaEdit(){
alert(document.forms[0].IWEDIT1.value);
document.forms[0].IWEDIT1.value = "";
document.forms[0].IWEDIT1.focus();
}

A função acima, simplesmente trata de exibir o conteúdo digitado no IWEdit1, lembrando que esse processamento é realizado no próprio browser. Ela deve ser adicionada na propriedade “JavaScript” do IWForm.

Para poder acessar o “IWEDIT1” em JavaScript usei a referencia “document.forms[0]” porque a forma mais comum seria usar “document.all. IWEDIT1”. O Problema é que dessa forma o script vai funcionar somente no browser da MS (Internet Explorer). Então, podemos concluir que ao usar “document.forms[0]” nosso JavaScript, pelo menos no que tange a referencias os objetos numa página HTML, estaria compatível com todos os navegadores? Sim, dessa forma nosso JavaScript está compatível. Todavia, isso não funciona no Intraewb 8. Ou melhor, ou talvez pior, ora funciona, ora não funciona. O Intraweb 8 criar várias tags “form” na página HTML. Provavelmente é por isso que volta e meia me deparo com aplicações Intraweb 8 que não estão usando nada de JavaScript.
Então, para garantir o comportamento adequado da função “testaEdit()” vamos modificar o código para:



function testaEdit(){
var ZnEdt = FindElem("IWEDIT1”);
alert(ZnEdt.value);
ZnEdt.value = "";
ZnEdt.focus();
}


Adicione ao IWForm um IWButton (TIWButton, palheta IWStandard). Altere a propriedade “Name” dele para “BtnTestaEdit”. Altere o “Caption” dele para “Testa IWEdit1 JavaScript”. Usaremos o “BtnTestaEdit” para chamarmos essa nova função. Digite na propriedade “ScriptEvent” do BtnTestaEdit, no “Event” OnClick, conforme ilustrado abaixo (adiante veremos como setar essa propriedade dinamicamente):




Server-Side X Client-Side – Delphi Intraweb

Podemos, para ilustrar nosso exemplo, implementar um procedimento em Delphi equivalente ao processamento realizado pela função JavaScript “testaEdit()”. Para isso, adicione mais um IWButton (TIWButton, palheta IWStandard). Altere a propriedade “Name” dele para “BtnTestaEditServerSide”. Altere a propriedade “Caption” para “Testa IWEdit1 Delphi”.



Vejamos, no evento “OnClick” do “BtnTestaEditServerSide” digite:

procedure TIWForm1.BtnTestaEditServerSideClick(Sender: TObject);
begin
Self.ActiveControl := IWEdit1;
WebApplication.ShowMessage(IWEdit1.Text);
IWEdit1.Text := ''
end;


Agora você pode experimentar o efeito da diferença entre processar Server-side frente ao processamento client-side. Para testar, pressione F9. Em seguida, na janela de diálogo do servidor standalone pressione F9 novamente.


VCL X HTML
Não é papo de bêbado, garanto. Conforme mencionei anteriormente, o framework Intraweb gera, a partir de um form Delphi (IWForm - VCL) e de controles (IWControls - VCL) associados a ele, uma página HTML na qual objetos são declarados (em JavaScript) referentes a cada um dos controles VCL dispostos no IWForm que a originou.
Para conhecer todos os objetos que compõem o objeto “form” de uma página HTML:

function percorreTudo(){
var ZnForms = document.getElementsByTagName("form");
alert("Oi");
for (i = 0; i< ZnForms.length;i++) {
alert("Bla!! O nome do form é: " + ZnForms[i].name);
for (j = 0; j< ZnForms[i].elements.length; j++) {
alert("Bla!! O nome do form é: " + ZnForms[i].name + " o elemento é:" + ZnForms[i].elements[j].name);
}
}
}


Essa função pode ser utilizada em qualquer página HTML. No Intrweb, podemos codificá-la na propriedade “JavaScript” do IWForm (TIWForm).



Para chamarmos a função “precorreTudo()” vou adicionar ao IWForm1 um IWButton (palheta IWStandard). Em seguida na propriedade “ScriptEvent”, no evento OnClick digite, conforme ilustrado na imagem abaixo:



Na propriedade “Caption” do IWButton1 vou digitar “PrecorreTudo”. Ok, caro leitor do Estação ZN, mais um teste já pode ser feito. Porem, antes adicione alguns controles no IWForm1. Por exemplo umas IWListBox, uns IWEdits (todos da palheta IWStandard).

Manipulando os objetos HTML via JavaScript no Intraweb

Na próxima função seremos mais ousados. Vamos percorrer todos os objetos do “form” num laço (“for”), atribuindo o nome, tanto do “form”, quanto dos objetos associados a ele, num IWListBox. Veja como o framework Intraweb cria e manipula os objetos, componentes visuais Delphi, numa página HTML.


function percorreTudoSetValue(){
var ZnForms = document.getElementsByTagName("form");
var ZnList = FindElem("IWLISTBOX1");
var ZnMemo = FindElem("IWMEMO1");
for (i = 0; i< ZnForms.length;i++) {
alert("Bla!! O nome do form é: " + ZnForms[i].name);
alert("Bla!! O ID do form é: " + ZnForms[i].id);
alert(ZnList.item(i).innerHTML);
idx = ZnList.options.length++;
ZnList.options[idx].value = ZnForms[i].name;
ZnList.options[idx].text = ZnForms[i].name;
ZnList.setAttribute("Selected","Selected");
document.SubmitForm.IWLISTBOX1.text = "
" + ZnForms[i].name;
ZnMemo.value += ZnForms[i].name;
for (j = 0; j< ZnForms[i].elements.length; j++) {
alert("Bla!! O nome do form é: " + ZnForms[i].name + " o elemento é: " + ZnForms[i].elements[j].name);
idx = ZnList.options.length++;
ZnList.options[idx].value = ZnForms[i].name + " | elemento: " + ZnForms[i].elements[j].name;
ZnList.options[idx].text = ZnForms[i].name + " | elemento: " + ZnForms[i].elements[j].name;
ZnList.setAttribute("Selected","Selected");
ZnMemo.value += "\n" + ZnForms[i].elements[j].name;
}
}
}

Observe que atribuir valor a um objeto “Select” usando JavaScript para isso não é um das coisas mais triviais. Observe também que sabendo fazer isso você pode ganhar bastante performance no seu aplicativo, isso caso você substitua processamento server-side, para montar os valores num “Select”, fazendo através de JavaScript, client-side.
Vamos testar então? O próximo passo: Você vai adicionar um IWListBox e manter a propriedade name dele como “IWLISTBOX1”. Adicione um IWMemo também “IWMEMO1”. O Memo é criado na página HTML como um objeto “TextArea”, ao passo que o IWListBox gera um “Select”.
Agora, adicionaremos mais um IWButton, para fazermos chamada a essa function. No IWButton3, altere a propriedade “Caption” para “Percorre Tudo II”. No evento “ScriptEvent”, semelhante ao que fizemos no IWButton1, no item OnClick, digite “percorreTudoSetValue()”.




OBS: O JavaScript é super, ultra, hiper, case sensitive. Portanto, muito cuidado com a digitação. Nas funções JavaScript que estamos criando, devemos ter sempre a preocupação de usar um JavaScript que seja compatível com todos os navegadores (ou no mínino com os mais conhecidos: IE e FireFox). Por isso, note que não estou usando “document.all.Obj” Esse comando não é suportado pelo Fire Fox.

Propriedade “Name” do Form
Não me refiro ao form VCL (IWForm), mas a tag “form” da página HTML.
A próxima função será para definirmos dinamicamente um nome para o objeto “form” na página HTML:
function NamedForm(){
alert("www.estacaozn.blogspot.com");
document.forms[0].name = "Landjah";
document.forms[0].id = "Landjah";
alert("Estação zn - O nome do form é: " + document.forms[0].name);
document.forms[0].IWEDIT1.value = "Landjah";
}



Vou adicionar outro IWButton ao IWForm1, para a propriedade “Caption” dele vou definir “Nome do Form”. Desta vez, vamos fazer a chamada da função “NamedForm()” em outra propriedade. Faremos isso na propriedade “ExtraTagParams”, do IWButton2:



Gora, se você clicar no IWButton2 antes de fazê-lo no IWBurron1, perceberá que o nome do “form” foi, na verdade pela primeira vez, definido.


Habilitando e Desabilitando controles através de JavaScript.

Pode ser de grande utilidade saber habilitar e desabilitar os controles, inputs de um form HTML, sem que para isso precise ir ao servidor. Veja a função abaixo:


function HabilitaControleEmail(){
var ZnEdtMail = FindElem("EDTEMAIL");
var ZnCmbTipoMail = FindElem("CMBTIPOEMAIL");
var ZnChkBoxMail = FindElem("IWCHECKBOX1");
ZnChkBoxMail.checked = !ZnChkBoxMail.checked;
ZnEdtMail.disabled = !ZnChkBoxMail.checked;
ZnCmbTipoMail.disabled = !ZnChkBoxMail.checked;

if (ZnEdtMail.disabled) {
ZnEdtMail.style.backgroundColor = "#E7E7E7";
ZnCmbTipoMail.style.backgroundColor = "#E7E7E7";
}
else {
ZnEdtMail.style.backgroundColor = "#FFFFFF";
ZnCmbTipoMail.style.backgroundColor = "#FFFFFF";
}
}

Na linha 2, recupero o objeto "EDTEMAIL".

Na linha 3, recupero o objeto Select o qual representa uma IWComboBox "CMBTIPOEMAIL ".

Na linha 4, recupero o objeto CheckBox o qual representa uma IWCheckBox "IWCHECKBOX1".

Na linha 5, simulo o comportamento do CheckBox.

Na linha 6 e 7, atribuímos a propriedade “disabled” dos controles “EDTMAIL” e “CMBTIPOEMAIL” a negação do valor do CheckBox.

A partir da linha 9, controlamos o efeito visual: atribuímos a cor cinza aos controles caso estejam desabilitados. Caso contrário, recebem a cor branca.


Precisamos, então, adicionar outro IWEdit, o qual alteraremos a propriedade “Name” para “EdtEMail”. Adicione um IWComboBox, altere sua propriedade “Name” para “CMBTIPOEMAIL”. Vamos atribuir dinamicamente valores a propridade “Items” do CMBTIPOEMAIL. Na seção “private” declare o procedimento “LoadCmbTipoEmail”. Implemente conforme ilustrado abaixo:


procedure TZnIWForm.LoadCmbTipoEmail;
begin
CMBTIPOEMAIL.Items.Add('Email Comercial');
CMBTIPOEMAIL.Items.Add('Email Residencial');
end;

No envento “OnCreate” do IWForm faça chamada ao método “LoadCmbTipoEmail”.

Adicione também ao IWForm um IWCheckBox. No Intraweb 8, não é possível acessar um CheckBox simplesmente pelo nome que ele esta definido no Delphi. Por exemplo, para você acessar o IWCheckBox1, além de ter usar caixa alta ainda temos que acrescentar “_CHECKBOX” com sufixo do nome do componente. O IWCheckBos1 deve ser referenciado em código como “IWCHECKBOX1_CHECKBOX” . Como alternativa podemos acessar o componente usando “document.all[IWCHECKBOX1]”. Esse comando é compatível tanto com o Mozila, quanto com o IE.
Na propriedade “ExtraTagParams” do IWCheckBox1 digite conforme ilustrado abaixo:



Observe que a propriedade “ExtraTagParams” habilita o “Code Editor” (Delphi 2006 – Intraweb 8).


Continua ....

Artigo completo (View Full Post)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mais Threads, ClassLoader, Classpath, Arquitetura de Plug-ins, Interfaces e mais recursos Java - PARTE 1.

O problema é interceptar determinados eventos em um servidor de download para tarifação em tempo real em um servidor de tarifação. O servidor de download permite a instalação de plug-ins escritos em Java para interceptar os eventos de download.

Esses eventos são disparados no ciclo do download, e são os seguintes: solicitação de download, download iniciado, download terminado com sucesso, download cancelado.

A classe Java não deve sobrecarregar o servidor para não causar indisponibilidade do serviço. Se a tarifação não puder ser efetuada o download não pode ser interrompido.

O problema é conectar o sistema de tarifação ao sistema de download.

Interface Java que deve ser implementada para interceptar os eventos:

public interface MonitorPlugin {

public void downloadRequested(Download download);

public void downloadStarted(Download download);

public void downloadFinished(Download download);

public void downloadCanceled(Download download);
}


A classe Java deve estar dentro do pacote padrão (sem pacote) dentro de um JAR com o mesmo nome no diretório raiz da aplicação.


Exemplo:
import downloadserver.Download;
import downloadserver.MonitorPlugin;

public class MonitorPluginSOP implements MonitorPlugin {

public void downloadRequested(Download download) {
System.out.println("downloadRequested T:" + download.getThreadId() + " U:" + download.getUserId());
}

public void downloadStarted(Download download) {
System.out.println("downloadStarted T:" + download.getThreadId() + " U:" + download.getUserId());
}

public void downloadFinished(Download download) {
System.out.println("downloadFinished T:" + download.getThreadId() + " U:" + download.getUserId());
}

public void downloadCanceled(Download download) {
System.out.println("downloadCanceled T:" + download.getThreadId() + " U:" + download.getUserId());
}

}


A classe MonitorPluginSOP vai estar dentro do JAR MonitorPluginSOP.jar.

O sistema de tarifação possui os comandos de tarifação e estorno. Para tarifação e estorno devem ser informados o numero de identificação do cliente, o comando e o serviço a ser tarifado.

Vamos discutir mais sobre o sistema de tarifação e o plug-in que fará a conexão entre os servidores no próximo post.

Por enquanto vamos ver o servidor de download que é uma simulação de um servidor real.

A classe que representa um download é a seguinte:
package downloadserver;

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;

/*
* A classe Download implementa Runnable para possuir o comportamento de uma
* Thread. Para dar a possibilidade de parar a execução a classe possui
* um atributo running, quando running igual a false o objeto para a sua
* execução. O atributo running é alterado através do método cancel.
*/
public class Download implements Runnable {

static private long threadCount = 0;
static public final long DOWNLOAD_SIZE = 16;
private long threadId;
private long bytesSent = 0;
private int userId;
private boolean running = true;
private List monitors = new ArrayList();

public Download() {
threadId = threadCount++;
}

public Download(int userId) {
this.userId = userId;
threadId = threadCount++;
}

public void setUserId(int userId) {
this.userId = userId;
}

public int getUserId() {
return userId;
}

public long getThreadId() {
return threadId;
}

public long getBytesSent() {
return bytesSent;
}

public void request() {
downloadRequested();
}

public void cancel() {
running = false;
}

public void addMonitor(MonitorPlugin monitor) {
monitors.add(monitor);
}

public void addMonitor(List monitors) {
this.monitors.addAll(monitors);
}

private void downloadRequested() {
for (MonitorPlugin m : monitors) {
m.downloadRequested(this);
}
}

private void downloadStarted() {
for (MonitorPlugin m : monitors) {
m.downloadStarted(this);
}
}

private void downloadFinished() {
for (MonitorPlugin m : monitors) {
m.downloadFinished(this);
}
}

private void downloadCanceled() {
for (MonitorPlugin m : monitors) {
m.downloadCanceled(this);
}
}

public void run() {
downloadStarted();
while (running && bytesSent < DOWNLOAD_SIZE) {
bytesSent++;
try {
Thread.sleep(500);
} catch (InterruptedException e) {
e.printStackTrace();
}
}
if (bytesSent == DOWNLOAD_SIZE) {
downloadFinished();
} else {
downloadCanceled();
}
}
}


E a classe que representa o Servidor é a seguinte, a classe está comentada nos seus principais recursos:
package downloadserver;

import java.io.File;
import java.io.FilenameFilter;
import java.net.URL;
import java.net.URLClassLoader;
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
import javax.swing.JButton;

public class Server extends javax.swing.JFrame {

private int usersCount = 0;
private List monitorPlugins = new ArrayList();

public Server() {
initComponents();
loadMonitorPlugin();
inicia();
}

@SuppressWarnings("unchecked")
//
private void initComponents() {

jButton2 = new javax.swing.JButton();

setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE);
setTitle("Server");
setBounds(new java.awt.Rectangle(0, 0, 100, 500));
getContentPane().setLayout(new java.awt.FlowLayout());

jButton2.setText("Novo");
jButton2.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
jButton2ActionPerformed(evt);
}
});
getContentPane().add(jButton2);
}//


private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
novo();
}

/*
* Lê os arquivos de plug-in sem a necessidade de estarem no classepath.
*/
public void loadMonitorPlugin() {

try {
File dir = new File(".");
String[] children;
FilenameFilter filter = new FilenameFilter() {

public boolean accept(File dir, String name) {
return name.endsWith(".jar");
}
};
children = dir.list(filter);
if (children != null) {
for (int i = 0; i < children.length; i++) {
String filename = children[i];
try {
String classname = filename.replaceAll("[.]jar", "");

java.io.File file = new java.io.File(filename);
java.net.URL url = file.toURI().toURL();
URL[] urls = new URL[]{url};

ClassLoader loader = URLClassLoader.newInstance(urls, this.getClass().getClassLoader());

Class clazz = loader.loadClass(classname);
MonitorPlugin mp = (MonitorPlugin) clazz.newInstance();
monitorPlugins.add(mp);

System.out.println("Adicionada: " + classname);

} catch (Exception ex) {
ex.printStackTrace();
}
}
}

} catch (Exception ex) {
ex.printStackTrace();
}
}

/*
* Cria um novo download e exibe na tela como um botão. Ao clicar no botão o download é cancelado.
*/
private void novo() {
Download d = new Download(usersCount++);
d.addMonitor(monitorPlugins);
d.request();
print(d);
new Thread(d).start();
}


/*
* Executado no início cria 5 novos downloads.
*/
public void inicia() {
for (int i = 0; i < 5; i++) {
novo();
}
}

/*
* Exibe um download na tela como um botão, adiciona um ouvinte (monitor)
* ao download para atualizar a interface e adiciona ao evento de click
* a operação de cancelar o download.
*/
private void print(final Download d) {
final JButton elementoGrafico = new JButton();
elementoGrafico.setText("T:" + d.getThreadId() + " U:" + d.getUserId());
getContentPane().add(elementoGrafico);

elementoGrafico.addMouseListener(new java.awt.event.MouseAdapter() {

@Override
public void mouseClicked(java.awt.event.MouseEvent evt) {
d.cancel();
}
});

d.addMonitor(
new MonitorPlugin() {

public void downloadRequested(Download download) {
}

public void downloadStarted(Download download) {
}

public void downloadFinished(Download download) {
elementoGrafico.setBackground(new java.awt.Color(51, 204, 0));
}

public void downloadCanceled(Download download) {
elementoGrafico.setBackground(new java.awt.Color(255, 0, 51));
}
});
setVisible(true);
}

public static void main(String args[]) {
java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {

public void run() {
new Server().setVisible(true);
}
});
}

// Variables declaration - do not modify
private javax.swing.JButton jButton2;
// End of variables declaration
}


Bem, é isso. Vou tentar postar a continuação o mais breve possível.

O arquivo para download.

Abraços, Rodrigo Alencar.

Artigo completo (View Full Post)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Java: Threads concorrentes, swing, observable para conectar objetos a GUI, herança, interface e mais algumas coisas.

Pessoal,

Meu primeiro post no Estação ZN!

Numa manhã sem muito trabalho escrevi um programa em JAVA para ilustrar alguns recursos. Tem threads concorrentes, swing, observable para conectar objetos a GUI, herança, interface e mais algumas coisas.

O programa ilustra a concorrência de dois objetos tentando se conectar para formar uma parceria e se reproduzir em um novo objeto que vai continuar com esse ciclo.

Acredito que esse programa possa ajudar a quem está começando ou quem quer ver um exemplo dos recursos que citei.

Como funciona:

Existe uma classe Elemento que define o objeto principal e que será herdada por Macho e Fêmea. Os Objetos da classe Macho e Fêmea são associados a um objeto da classe Ambiente. A classe Ambiente define o ambiente onde os objetos viverão. A classe Elemento implementa Runnable e no método run executa o código necessário para dar vida aos objetos.

Abaixo um diagrama simplificado dessas classes.


A classe Main é um JFrame que exibe os objetos criados como JButtons. A classe Main possui um método simular que inicia a simulação.

A seguir as principais classes do programa.

Classe: Elemento

package simulador;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Date;
import java.util.List;
import java.util.Random;

public abstract class Elemento implements Runnable {

private static int contador = 0;
private int id;
private Elemento mae;
private Elemento pai;
private long nascimento;
private long morte;
private int folego = 3 * 1000;
private int idadeMaxima = 2 * 60 * 1000;
private boolean running = true;
private boolean vivo = true;
private boolean ocupado;
protected Ambiente ambiente;
protected Elemento parceiro;
private ArrayList memoria = new ArrayList();
private ArrayList observadoresVida = new ArrayList();
private ArrayList observadoresMorte = new ArrayList();
private ArrayList observadoresParceria = new ArrayList();

public Elemento(Ambiente ambiente) {
id = contador++;
setAmbiente(ambiente);
}

public int getFolego() {
return folego;
}

public void setFolego(int folego) {
this.folego = folego;
}

public int getIdadeMaxima() {
return idadeMaxima;
}

public void setIdadeMaxima(int idadeMaxima) {
this.idadeMaxima = idadeMaxima;
}

public Elemento getMae() {
return mae;
}

public void setMae(Elemento mae) {
this.mae = mae;
}

public Elemento getPai() {
return pai;
}

public void setPai(Elemento pai) {
this.pai = pai;
}

public int getId() {
return id;
}

public ArrayList getMemoria() {
return memoria;
}

protected void memorizar(String s) {
memoria.add(id + ": " + new Date() + ": " + s);
}

public void setAmbiente(Ambiente ambiente) {
this.ambiente = ambiente;
}

public void setRunning(boolean running) {
this.running = running;
}

public boolean isRunning() {
return running && ambiente.isRunnig() && !expirou();
}

public boolean expirou() {
long idade = System.currentTimeMillis() - nascimento;
return idade > idadeMaxima;
}

public long idadeMorte() {
long idade = morte - nascimento;
return idade;
}

public boolean isVivo() {
return vivo;
}

public Elemento getParceiro(){
return parceiro;
}

private synchronized boolean ocupar() {
if (!ocupado) {
ocupado = true;
return true;
} else {
return false;
}
}

private void liberar() {
ocupado = false;
}

private boolean aceitar(Elemento outro) {
if (solteiro() && desejo()) {
String s1 = "Aceitei o convite para ser parceiro do " + outro.id + ".";
notificarEncontrarParceiro(s1);
parceiro = outro;
outro.parceiro = this;
return true;
} else {
String s2 = "N?o aceitei o convite para ser parceiro do " + outro.id + ".";
notificarEncontrarParceiro(s2);
return false;
}
}

private void encontrarParceiro() {
if (ocupar()) {
Random rand = new Random();
int quantidadeDeElementos = candidatos().size();
int aleatorio = rand.nextInt(quantidadeDeElementos);
Elemento outro = candidatos().get(aleatorio);
if (!equals(outro)) {
String s1 = "Escolhi o " + outro.id + " para ser parceiro.";
notificarEncontrarParceiro(s1);
if (!outro.vivo) {
String s2 = "O " + outro.id + " estava morto.";
notificarEncontrarParceiro(s2);
} else if (outro.ocupar()) {
String s3 = "Convidando o " + outro.id + " para ser parceiro.";
notificarEncontrarParceiro(s3);
if (outro.aceitar(this)) {
String s4 = "O " + outro.id + " aceitou ser parceiro.";
notificarEncontrarParceiro(s4);
} else {
String s5 = "O " + outro.id + " n?o aceitou ser parceiro.";
notificarEncontrarParceiro(s5);
}
outro.liberar();
} else {
String s6 = "O " + outro.id + " estava ocupado.";
notificarEncontrarParceiro(s6);
}
}

liberar();
}
}

protected abstract Elemento reproduzir();

protected abstract List candidatos();

protected boolean desejo() {
Random rand = new Random();
int aleatorio = rand.nextInt(2);
if (aleatorio == 1) {
return true;
} else {
return false;
}
}

public boolean equals(Object o) {
Elemento outro = (Elemento) o;
if (outro == this) {
return true;
}
if (outro.id == id) {
return true;
}
return false;
}

public boolean solteiro() {
return parceiro == null;
}

public void run() {
notificarNascimento();
nascimento = System.currentTimeMillis();

while (isRunning()) {
if (solteiro()) {
if (desejo()) {
encontrarParceiro();
}
} else { // Possui um parceiro, pode se reproduzir.

if (desejo() && parceiro.isVivo() && parceiro.desejo()) {
Elemento novo = reproduzir();
if (novo != null) {
try {
new Thread(novo).start();
} catch (OutOfMemoryError e) {
ambiente.setRunning(false);
throw e;
}
}
}
}
if (isRunning()) {
try {
Thread.sleep(folego);
} catch (InterruptedException e) {
e.printStackTrace();
}
}
}
morte = System.currentTimeMillis();
vivo = false;
notificarMorte();
}

public ArrayList getObservadoresVida() {
return observadoresVida;
}

public ArrayList getObservadoresMorte() {
return observadoresMorte;
}

public ArrayList getObservadoresParceria() {
return observadoresParceria;
}

public void addObservadoresVida(Ouvinte o) {
observadoresVida.add(o);
}

public void addObservadoresMorte(Ouvinte o) {
observadoresMorte.add(o);
}

public void addObservadoresParceria(Ouvinte o) {
observadoresParceria.add(o);
}

private void notificarNascimento() {
memorizar("Nasci.");
for (Ouvinte e : observadoresVida) {
e.atualizar(this, "Nasci.");
}
}

private void notificarMorte() {
memorizar("Morri.");
for (Ouvinte e : observadoresMorte) {
e.atualizar(this, "Morri.");
}
}

private void notificarEncontrarParceiro(String s) {
memorizar(s);
for (Ouvinte e : observadoresParceria) {
e.atualizar(this, s);
}
}

protected void notificarNascimento(Elemento e, String s) {
memorizar(s);
for (OuvinteNascimento o : ambiente.getObservadoresNascimento()) {
o.atualizar(this, e, s);
}
}
}

Classe: Macho
package simulador;

import java.util.List;

public class Macho extends Elemento {

public Macho(Ambiente ambiente){
super(ambiente);
ambiente.getElementosMachos().add(this);
ambiente.getElementos().add(this);
}

protected Elemento reproduzir() {
return null;
}

protected List candidatos() {
return ambiente.getElementosFemeas();
}

}

Classe: Femea
package simulador;

import java.util.List;

public class Femea extends Elemento {

public Femea(Ambiente ambiente) {
super(ambiente);
ambiente.getElementosFemeas().add(this);
ambiente.getElementos().add(this);
}

protected List candidatos() {
return ambiente.getElementosMachos();
}

protected Elemento reproduzir() {
Elemento e;
if (desejo()) {
e = new Femea(ambiente);
notificarNascimento(e, "Pari a femea " + e.getId());
} else {
e = new Macho(ambiente);
notificarNascimento(e, "Pari o macho " + e.getId());
}
e.setMae(this);
e.setPai(parceiro);
return e;
}
}

Classe: Main
package simulador;

public class Main extends javax.swing.JFrame {

public Main() {
initComponents();
}

/** This method is called from within the constructor to
* initialize the form.
* WARNING: Do NOT modify this code. The content of this method is
* always regenerated by the Form Editor.
*/
@SuppressWarnings("unchecked")
//
private void initComponents() {

setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE);
setTitle("Simulador");
getContentPane().setLayout(new java.awt.FlowLayout());

pack();
}//


/**
* @param args the command line arguments
*/
public static void main(String args[]) {
final Main f = new Main();
java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {

public void run() {
f.setVisible(true);
}
});

f.simular();
}
Detalhe detalhe;

public Detalhe detalhe() {
if (detalhe == null) {
detalhe = new Detalhe();
}
return detalhe;
}

public void print(final Elemento e) {
javax.swing.JButton elementoGrafico = new javax.swing.JButton();
elementoGrafico.setText("" + e.getId());
getContentPane().add(elementoGrafico);

elementoGrafico.addMouseListener(new java.awt.event.MouseAdapter() {

@Override
public void mouseClicked(java.awt.event.MouseEvent evt) {
detalhe().setDetalhe(e.getMemoria());
detalhe().setVisible(true);
}
});

pack();
}

public void simular() {
int TEMPO_DE_VIDA = 2 * 60 * 1000;

Ambiente ambiente = new Ambiente();

ambiente.addObservadoresNascimento(new OuvinteNascimento() {

public void atualizar(Elemento mae, Elemento filho, String s) {
print(filho);
}
});

Elemento m = new Macho(ambiente);
print(m);
new Thread(m).start();

Elemento f = new Femea(ambiente);
print(f);
new Thread(f).start();

try {
Thread.sleep(TEMPO_DE_VIDA);
} catch (InterruptedException e) {
e.printStackTrace();
}

ambiente.setRunning(false);

while (ambiente.vivo()) {
try {
Thread.sleep(3000);
} catch (InterruptedException e1) {
e1.printStackTrace();
}
}


System.out.println("Fim.");


}

// Variables declaration - do not modify
// End of variables declaration
}

Não está comentado, mas começando da classe Main ninguém se perde. O programa vem como um projeto Netbeans, mas vai rodar fácil no Eclipse.

Vou continuar melhorando o programa, aceito comentários, sugestões, melhorias e correções!


Obs: A tela de detalhe não se atualiza sozinha.


Abraços, Rodrigo Alencar.

Artigo completo (View Full Post)

 
BlogBlogs.Com.Br