quinta-feira, 1 de março de 2007

Resolver o problema x Atacar o problema

Olá a todos. Este post traz mais um tema interessante, porém vou fazer uma abordagem diferente neste aqui...

Quando desenvolvemos aplicações (e em várias outras situações também) freqüentemente nos deparamos com situações em que temos que resolver problemas - de implementação, de processos, etc. É neste momento que devemos tomar muito cuidado e não subestimar nenhum problema para que nós não nos encontremos de repente atacando o problema em vez de resolvê-lo.

Como assim, atacando o problema? Bem, cada vez que você pensa em uma forma rápida de tapar um buraco, apagar um incêndio, etc, você está provavelmente atacando o problema. Podemos dizer que é um paleativo; quem desenvolve geralmente usa o termo marreta (huahauahuahauha atualmente não consigo pensar nesse nome sem morrer de rir).

O problema de 'atacar o problema' é que, como não foi encontrada a causa do problema real, com certeza ele vai voltar. E, devido à fragilidade da solução, ela pode vir a causar outros problemas...

O meu objetivo aqui não é ensinar a ninguém como resolver problemas nem ficar dizendo a ninguém o que fazer e como trabalhar. A mensagem aqui é somente para sempre proceder com calma, porque não adianta nada 'resolver' um problema rápido se você não o resolveu de verdade.

Então é isso. Valeu por acessar o blog e comente à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br