quinta-feira, 1 de março de 2007

Velocidade = Produtividade? Hmmm...

Olá outra vez :)

Este post é um opinião pessoal: Fique à vontade para discordar e para me achar um idiota (hehe).

Volta e meia eu e uns amigos converamos sobre um assunto que com certeza divide opiniões: Desenvolver rápido significa ser produtivo?

De primeira qualquer um pode responder: Mas é claro!

Isso sempre me faz pensar...

Qual o preço que se paga ao desenvolver com muita velocidade? Para subir o item produção na lista de prioridades muitas vezes se paga descendo o item qualidade na mesma lista.

Na minha lista (repito minha) a qualidade é sempre o primeiro item. Não só qualidade do produto final, mas qualidade do código-fonte também (eu diria principalmente qualidade do código-fonte). Eu sempre penso no código que eu vou fazer para ver se eu não consigo achar uma solução melhor, depois que eu escrevo eu faço a mesma coisa; quando volto no código depois de um tempo eu ainda faço isso - paraóico... -_-

Outra coisa que eu também gosto é sempre disputar comigo mesmo para conseguir sempre melhorar a qualidade do meu trabalho.

Com certeza para isso a velocidade diminui um pouco, mas por mim tudo bem...

Vou fazer um exemplo de teatrinho... hipoteticamente falando...

Duas pessoas recebem uma mesma tarefa e começam a trabalhar nela - o primeiro dá preferência à produtividade e o segundo à qualidade.

O rapidinho termina em dois dias e o mais lento em uma semana (mais que o dobro)

Pronto, elogios para o rapidinho e para o outro 'Cara, produção, produção!'

Então em dois dias com o programa funcionando é necessário fazer uma 'pequena' modificação (nós sabemos que nunca é pequena hehe).

O veloz se depara com uma difícil escolha: gastar tempo fazendo o processo direito ou continuar mantendo a qualidade um pouco mais baixa para terminar rápido.

O que demorou mais, como gastou mais tempo no começo analisando e codificando já prevendo mudanças futuras, não terá problemas e, dependendo da modificação, nem precisará mexer em código! Mentira, Felipe! Não é mentira.

Enquanto o veloz estiver ali para dar manutenção do código-fonte está tudo bem (mais ou menos hehe). Mas, quando ele não estiver mais ali vai ser realmente um problema: Todo o tempo que ele economizou no desenvolvimento será gasto agora para ter que consertar alguns erros que vêm de remendo atrás de remendo.

Pior: Se o programa tiver que passar por grandes mudanças realmente vai ser difícil...

Bem, já chega disso tudo. O ponto central da minha argumentação é que eu não sacrifico qualidade para obter produtividade - até porque focar em produtividade sem muito critério é apenas uma ilusão de produtividade.

Claro que uma pessoa pode colocar a qualidade em primeiro lugar e mesmo assim ser super rápida, tendo uma excelente produtividade. Também devemos contar motivação, etc, etc, etc, que eu vou deixar pra próxima.

Tudo o que foi postado aqui não foram apenas 'coisas' que saíram da minha cabeça nem opíniões que eu comecei a pensar só porque me parecem legais... Eu já tive oportunidade de trabalhar com estes dois 'perfis' de profissionais e devido a essa experiência eu tenho a minha opinião hoje.

Para resumir, eu sou um adepto do qualidade em primeiro lugar.

Valeu pela paciência de ler tudo e fique à vontade para comentar e promover uma discussão bacana sobre esse assunto tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br