domingo, 24 de fevereiro de 2008

Cifra – Tríades, Tétrades e Acordes Invertidos

A Cifra pode informar sobre a inversão do acorde. Toda via, cuidado, pois na teoria musical existem regras que determinam o que é, e como fazer inversão de acordes. Vamos ver um pouco sobre isso neste artigo.

Tríades: Tipo de acorde constituído por apenas três notas, dispostas em intervalos de terças superpostas. A classificação de intervalos define a terça sob duas classificações:

2 tons – terça maior.
1, 5 tom – terça menor.

Exemplo:

---- (2tons) ---- Mi -- (1,5 tom) -- Sol




Antes de falarmos de inversão vamos esclarecer alguns pontos que podem confundir quem está iniciando no assunto: Sobre as notas de um acorde.

1 – Fundamental: Nota que identifica, denomina, o acorde. Ela é sempre a nota mais grave do acorde quando ele se encontrar na posição fundamental.

2 – Baixo: É sempre a nota mais grave do acorde. Independente da posição ou inversão que ele se encontra no momento em que esta sendo executado. Considero que o conceito de baixo deve estar associado ao efeito sonoro que nota, pela sua altura, produz. Por exemplo, uma tríade cujo a sua nota mais grave esteja acima do sol 3 pode ser considerado um acorde onde baixo foi suprimido.

3 – Terça: Segunda nota da tríade ou tétrade quando ela se encontra na posição fundamental. A terça define o modo do acorde. O Modo informa se o acorde é maior ou menor.

4 – Quinta: Terceira nota da tríade ou tétrade, isto quando ela se encontra na posição fundamental. A quinta define se o acorde é alterado ou não.

Posição fundamental:

Uma tríade ou tétrade encontra-se na posição fundamental quando a fundamental é a nota mais grave. Em outras palavras, sobre esta configuração dizemos que o acorde não esta invertido. Exemplo: Mi maior na posição fundamental - E



OBS: Obrigatoriamente, a posição fundamental exige que a tríade esteja na posição fechada (pretendo discutir sobre posição do acorde mais tarde).

Primeira Inversão:
Uma tríade encontra-se na primeira inversão quando a terça é a nota mais grave. Exemplo: Invertendo a tríade exemplificada na imagem anterior (Sol# - Si – Mi)




Segunda Inversão:
Uma tríade encontra-se na segunda inversão quando a quinta é a nota mais grave. Exemplo: Invertendo a tríade exemplificada na imagem anterior (Si – Mi – Sol#).




Considerações:
 - Um acorde pode ser invertido.
- Uma Tríade pode ser invertida, ela, além da posição fundamental, pode gerar duas inversões.
- Toda tríade é um acorde, mas nem todo acorde é uma tríade, ou mesmo se quer possuir uma em sua estrutura.


Eu usei o assunto sobre tríades para falar sobre inversão porque acredito ser a forma mais objetiva e pratica. Sendo esta estrutura de acorde simples, fica muito mais fácil introduzir o assunto através dela.

Cifrar inversão de acordes:
Cifrar uma inversão de acorde é muito intuitivo. Indicamos o acorde normalmente com a letra maiúscula (de acordo como explicamos no artigo anterior), caso o acorde seja menor acrescentamos o “m” minúsculo, para indicar a inversão coloca-se uma barra sucedida da letra correspondente a nota que esta no baixo.

Exemplo acorde maior:

C – Dó maior com a fundamental no baixo.
C/E – Dó maior na primeira inversão. Com a terça no baixo.
C/G – Dó maior na segunda inversão. Com a Quinta no baixo.

Exemplo acorde menor:

Em – Mi menor com a fundamental no baixo.
Em/G – Mi menor na primeira inversão. Com a terça no baixo.
Em/B – Mi menor na segunda inversão. Com a Quinta no baixo.

OBS: É importante lembrar que as cifras exemplificadas acima não indicam obrigatoriamente acordes em estrutura de tríades. Todas as cifras acima tranquilamente, dependendo do contexto corresponder aos seguintes acordes:




No caso das tétrades, no que tange inversão de acorde, segue o mesmo esquema. Contudo, só é permitido cifrar inversão de acorde com sétima menor. Visto que, em via de regra, não é permitido nota de tensão no baixo.
Cabe lembrar que, existe uma técnica de harmonização baseada em tríades ensinada em “Berklee College” no curso de arranjo (que o Ian traduziu com “Tríades Estranhas”), essa técnica se baseia em regras especificas, totalmente diferente da aplicação convencional de tríades, as quais favorecem e permitem inversões de acordes com notas de tensão no baixo.

Por hora é só ....

2 comentários:

  1. Excelente material para inciantes, estou considerando isso para uma aula de baixo principalmente para criação de grooves e levadas. Valeu

    ResponderExcluir
  2. Miguel, obrigado por acessar o Estação ZN!
    Esse post é parte de um material que eu usava quando ainda lecionava música. Estava numa apostila velha, manuscrito, certamente em pouco tempo eu o perderia definitivamente. Faça bom proveito do material, por favor cite a referência (Grato por isso), ele esta publicado justamente com essa finalidade.
    Posteriormente, se puder, retorne pra gente o feedback que você receber dos seus alunos sobre ...
    Sobre grooves e levadas: Concordo com vc. Realmente a capacidade de pensar rapidamente, com total consciência, no acorde, processar as inversões, tensões, conseqüentemente, identificar notas de passagem, é fundamental para se desenvolver grooves inteligentes. Isso serve não só para Bass, mas também para qqr instrumento: Riffs de Guitarra, Sax, Teclado, Nipe de metais inclusive, etc... A imaginação é o limite.

    Mais uma vez obrigado pela participação no Estação ZN!
    []’s

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br