domingo, 24 de fevereiro de 2008

Toggle Bookmark - Navegação em Códigos

Dar manutenção em sistemas, sendo eficiente, depende também de uma certa habilidade em navegar no código fonte. Localizar rapidamente, ir para outro ponto e retornar, identificando partes específicas que deverão res modificadas, durante esse processo poder identificar (se possível) as outras partes onde essa, suposta, alteração irá refletir, definitivamente não é algo trivial. A maioria das IDEs possuem alguns mecanismos de auxílio a essa navegação, possibilitando que isso seja feito com um grau maior de rapidez e eficiência. Os Finders (Crtl+F) e Grap Search (GExpert) são muito importantes neste contexto. Um outro mecanismo que não vivo sem é o mecanismo de “bookmark”.



VB 6

No VB 6 para marcar uma linha de código, para posteriomente localizá-la (Automaticamente/rapidamente) acesse o menu Edit | Bookmarks | Toggle Bookmark. A linha onde o cursor estiver posicionado será marcada por uma retângulo azul claro (aqua) na margem esquerda. Só que no VB 6 os Bookmarks não podem ser nomeados.
Para retornar a uma linha de código marcada com um bookmark acesse o menu Edit | Bookmarks and then select Next Bookmark. O Cursor irá automaticamente para o próximo bookmark definido. Se por acaso o cursos estiver no último bookmark de um módulo ele será possicionado no primeiro do módulo seguinte.
Para limpar todos os bookmarks acesse o menu Edit | Bookmarks | Clear All Bookmarks.


Delphi

No Delphi, seja no BDS ou em versões anteriores, os bookmarks são hierarquizados por números. Na linha a qual deseja marcar digite alternadamente “Ctrl”, em seguida “k” sucedido de um número. Para retornar ao ponto marcado, digite “Ctrl” + [O Número correspondente ao bookmark]. Para desmarcar um bookmark repita as mesmas teclas que digitou para marcar.

Netbeans

No Netbeans, existe um menu específico para navegação. O mecanismo de marcar bookmarks e navegar entre eles é semelhante ao do Vb6. As teclas de atalho mudam:

Toggle Bookmark” – finca no item menu “Navegação” (Ou com o botão direito sobre a margem direita da janela do editor de código). A tecla de atalho é Ctrl + Shift + “m”.
Next Bookmark” - finca no item menu “Navegação” (Ou com o botão direito sobre a margem direita da janela do editor de código). A tecla de atalho é Ctrl + Shift + “.” (ponto).
Next Bookmark” - finca no item menu “Navegação” (Ou com o botão direito sobre a margem direita da janela do editor de código). A tecla de atalho é Ctrl + Shift + “,” (Vírgula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br