sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Syntax Highlight para Bloggers

What about, this?

Yes, we have!!! Not banana, however ...


Syntax Highlight é uma funcionalidade, presente em alguns editores de texto, que tem a finalidade de tornar o conteúdo digitado nele mais legível (textos e códigos mais inteligíveis). O que ele faz é formatar o texto automaticamente, no imediato momento em que ele esta sendo digitado, com cores, fontes e estilos diferentes de maneira a destacar a categoria das palavras, diferenciando símbolos, sinais ou números digitados uns dos outros. Isso é um auxílio fundamental para programadores, porque essa funcionalidade destaca a estrutura tanto das linguagens de programação, quanto as de marcação. Alem destacar também os erros de sintaxe que podem eventualmente ocorrer durante a implementação de um programa.
Portanto, devemos considerar que o Syntax Highlight é uma forma estratégica, que explora um recurso didático para prover maior legibilidade destacando o contexto do código digitado num editor. Isso é extremamente conveniente para para outros contextos extra editores de texto também. Como no caso de web pages, pois formatar texto no HTML cru, na base do ponteiro e da marreta, não é tarefa pra qqr um. Isso, sem comentar o fato que mesmo assim fica uma "M" (hehehehh).


Já faz algum tempo que tenho conversado com o Felipe sobre conseguirmos um para o Estação ZN. Essa coisa de ficar manualmente destacando as palavras reservadas e comentários, estava me dando um trabalho absurdo. Eu sei que maluquice minha fazer isso, mas agora eu posso ver o meu código formatadinho, sem overhead de trabalho, e isso faz mto feliz!! Hehhehehe ....

Indo ao que interessa:
Eu usei o componente do “uncle Google”: SyntaxHighlighter. Como vocês poderão ver, ele é totalmente escrito em Javascript e CSS, muito simples de implementar, bem fácil de entender e o melhor de tudo: É eficiente, funciona, e suporta diversas linguagens!!!
Aqui vc poderá encontrar um tutorial de como usar no seu blog evitando um probleminha de inconpatibilidade com o a tag "
" em função da formatação de estilo do "Blogger" (embora , baste para isso vc dar uma olhada no fonte do Estação ZN -- últimas linhas).
Eu simplesmente, descaradamente, copiei o que ele descreveu (hehhehe ... cara, I just don’t have enough time).
O Felipe postou um comentário sobre e colocou exemplos.
Ah! vc vai precisar fazer upload dos fontes do componente para algum servidor. Eu usei o Google Pages ("uncle Google" patrocinado geral) .
So ... enjoy yourself!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br