quarta-feira, 11 de junho de 2008

NetBeans 6.1

A Sun Microsystems não brinca em serviço, o projeto NetBeans (fundado a aproximadamente oito anos), do qual é a principal patrocinadora, é um bom exemplo disso. Neste projeto, ao logo de sua trajetória, mostra de forma incontestável o investimento dessa organização em ser uma referencia no mercado também na área de desenvolvimento.

O ambiente de desenvolvimento NetBeans (IDE) - é completamente escrito em Java, está na versão 6.1 e pode suportar qualquer linguagem de programação. Com um grande diferencial: A IDE NetBeans é um produto livre, sem restrições comerciais de como ela pode ser usada. Ela é open source, livre para uso comercial e não comercial. O código fonte está disponível para ser usado através da licença Common Development and Distribution License (CDDL). O Netbeans 6.1 está disponível para download em: Download NetBeans 6.1
Siga as instruções para instalação: Instalação


Para quem desejar se aprofundar nesse caminho, aconselho conhecer o netbeans.org. É o endereço da comunidade NetBeans, cujo o objetivo é construir uma IDE de nível mundial, e disseminar esse produto. O foco dessa tribo é Java, mas, não se engane, lá você pode aprender muito sobre C++, Ruby, XML, tecnologias para web (Javascript, Ájax e etc..). Através do netbeans.org é possível, de forma democrática, ter acesso a pessoas e recursos da comunidade NetBeans.
Tanto para baixar as últimas versões da IDE, ver a documentação on-line, aumentar seu conhecimento sobre Java, quanto acompanhar notícias, ou participar de listas de discussão. Em outras palavras expandir seu universo, tudo isso é possível na comunidade. A própria comunidade incentiva a participação ativa dos seus, digamos, usuários/leitores. Lembrando que, uma boa parte dos tutorias possui tradução para o Português. Isso certamente é relevante para quem encontra dificuldade com o Inglês. Faça download da IDE e experimente o quick start em Português.



Existe uma variedade considerável de listas de discussão, a comunicação entre os usuários do NetBeans é fator positivo a mais a favor da ferramenta. Click e confira, a página de listas é: http://www.netbeans.org/community/lists/index.html

Notícias semanais e mensais: Inscreva-se Inscreva-se na lista nbannounce.
Converse com outros usuários NetBeans, troque dicas aumentando de forma efetiva seu conhecimento (saiba mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br