segunda-feira, 5 de março de 2007

DelphiX e DevExpress, probleminha.

Uma dica pra quem pretende instalar a DelphiX (DelphiX70.dpk).

Se por acaso vc tem a DevExpress instalada, vc terá problemas porque as duas packages possuem units distintas homônimas. A unit dxCommon da DevExpress não tem nada haver com a dxCommon da DelphiX. Quando vc tenta compilar a package DelphiX70.dpk , da DelphiX, o compilador avisa que é necessário tornar a package compatível com outra. Oh oh, pensei: _ “Já começou mal !?!?!?!?!? ”.



É óbvio que não procedi a alteração, contudo, tentei instalar assim mesmo (forçando a barra pra ver o que aconteceria). Ele responde com uma singela mensagem: “Cannot load package ‘DelphiX70.’ It contains unit ‘DxCommon,’wich is also contained in package ‘DxComnD7’ ”.

Que lindo!!! Imaginei. Esse fenômeno de units com nomes iguais em packages distintas não é algo tão raro, já havia passado por isso antes e a única forma de resolver o problema é alterar o nome de uma das units. O problema é que nem sempre isso é possível, ou mesmo que seja, algumas vezes, pode dar um trabalho de cão. Eu odeio trabalho de cão.


Preparei o espírito pro pior e fui estudar as units e sua relações para ver se seria possível alterar uma das duas. Graça a Deus foi tranquilix, resolvi o problema alterando o nome a unit dxCommon da DelphiX, visto que essa alteração só refletiria para apenas uma outra unit na package DelphiX70.dpk.


Links:
http://www.gamedev.narod.ru/
http://turbo.gamedev.net/delphix.asp
http://www.gamedev.com.br/

4 comentários:

  1. Coé mulek...

    Como sempre ótimo post!

    Além de mostrar um pacote de componentes bem maneiro ainda manda a experiência de instalar componentes de terceiros e suas dificuldades.

    Se pelo menos eles fizessem um padrão de nomenclatura com o nome do pacote antes... :)

    ResponderExcluir
  2. Não,
    não eh "zouk now".
    Aliais, naum tem nada haver com zouk.

    ResponderExcluir
  3. Podes crer, Felipe.
    Tb acho que os produtores de componentes deveraim ser mais ciudados ao nomear suas Units.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br