quarta-feira, 18 de abril de 2007

RSS, ATOM e FEED For Dummies


Acessar informação de forma rápida parece estar se tornando coisa do passado. Hoje em dia , as pessoas estão preferindo acessar a informação de forma instantânea. Pois é exatamente a isso que se propõe as tecnologias a que estamos nos referindo neste post. Observamos freqüentemente, cada vez mais comum nos sites, blogs, web pages em geral, os termos: Syndicate, RSS, Atom, XML, Feed. Até eu, que trabalho com tecnologia, fui pego se surpresa. Calma ae ... o que que é isso?

Falando de forma simples, essas siglas são tecnologias que oferecem novas formas de acesso a um conteúdo de um site. Uma forma instantânea de acesso dinâmico, ou seja se o contudo do site é atualizado, dinamicamente, sem que vc precise clickar me nada esse novo conteúdo é atualizado automaticamente no seu navegador, ou web page.
Para um entendimento inicial dessa tecnologia imagine que podemos organizar o conteúdo de uma página em duas partes distintas: Uma parte é de informação, e a outra, de apresentação, formatação. Por exemplo, normalmente o padrão adotado para os Blogs: temos os posts e o template. Os códigos que montam a apresentação de uma página HTML no browser, parte deles se preocupam e apresentar o conteúdo, outra parte se preocupa em como apresentar o conteúdo. Poderíamos chamar de meta-informação. Nós, humanos, convencionalmente considerados “evoluídos” e “inteligentes”, conseguimos facilmente diferenciar uma coisa de outra quando lemos o código fonte de um site. É óbvio se vc souber interpretar os códigos e tags ali dispostos. Mas para um computador interpretar isso, depende de mais um nível de protocolação. Digamos assim. Do contrário é praticamente impossível para o computador saber qual código é referente ao conteúdo que interessa aos humanos e que não é. Por exemplo: Imagine como um sistema, ou programa, poderia identificar, ou diferenciar, quando um site foi atualizado do seu conteúdo, ou de quando, por exemplo, um banner de propaganda ou um contador de vistas e comentários foram alterados?
O formato RSS é basicamente um arquivo XML cujo objetivo é informar as últimas atualizações no conteúdo de um site.
A partir do RSS outros formatos para acessar o conteúdo de um site apareceram, como o RSS 2.0 e o Atom. Todos eles, no que tange a usabilidade pelo usuário final, fazem a mesma coisa. Entretanto, apesar disso, há quem prefira um formato em detrimento de outro. Contudo, praticamente todos os programas aceitam mais de um formato. Portanto isso não é grande problema. Feed: Nome genérico da tecnologia descrita acima.


Ok, agora você quer disponibilizar o feed do seu blog.

O que precisa? Nada, praticamente todos os sistemas de blog já disponibilizam feeds automaticamente, em diversos formatos. Consulte a documentação do seu sistema de blog para mais detalhes.
Links:
Feed readers
Feed Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br