sexta-feira, 13 de abril de 2007

Turbine seu firefox - e os sites que você acessa

Olá a todos os freqüentadores do nosso blog. Eu peço muitas desculpas a todos por não ter postado durante uns 10 dias... Eu estive em pequenas férias e aproveitei um pouco xD

Vim trazer um post bem light e uma recomendação.

Muita gente por aí já usa o Firefox. Talvez nem tanta gente saiba que no site há milhares (centenas na verdade xD) de extensões e temas para personalizar o navegador e também dar novas funcionalidades. Eu, por exemplo, navego por horas na net só procurando boas extensões. Vou recomendar algumas agora.

Adblock Plus - Não exibe no navegador algumas propagandas e banners chatos que ocupam o lugar do conteúdo de alguns sites.

Fasterfox - Aumenta a performance do navegador (que já é boa).

Firefox Showcase - Bem... eh... Vocês sabem o Ctrl+Q do IE7? Pois é... eh... [sem graça] Não é tão bonito, mas é muito legal. Mostra todas as abas numa janela com preview.

MeasureIt - Quer saber quais são as dimensões daquela imagem? Daquele div? Essa extensão permite desenhar um retículo em qualquer parte da página e ele dá as dimensões. Para mim é muito útil.

Por último e não menos importante...

Greasemonkey - Essa extensão é uma doideira...

Há um site onde pessoas criam scripts em JavaScript que interagem com praticamente todos os sites da internet.

Como assim Felipe? Eu explico...

Imagina o GMail... Imagina se você pudesse tirar algumas partes, adicionar outras e mudar o tema dele? Pois é, já criaram este script.

Imagina você lendo um artigo na internet e quer pesquisar determinada palavra na wikipedia? Como seria fácil se você selecionasse a palavra e apertasse 'w' no teclado e abrisse uma barra do lado com o conteúdo da Wikipedia? Pois é, já criaram este script.

Eu podia ficar aqui meia hora listando as 223 páginas de scripts que esse site tem, mas acho que já deu pra pegar a idéia.

Mas Felipe, você estava falando de extensões do Firefox, lembra? Lembro. O ponto é: Esta extensão - Greasemonkey - permite você instalar estes scripts e toda sua experiência de navegação muda completamente!

Vou mostrar algumas imagens:



Este é meu GMail atual




Aqui eu selecionei a palavra activeX e pressionei 'w' e aquela barra no lado direito apareceu com o artigo da Wikipedia sobre ActiveX. Legal, não.

Por aí vai... Você encontra download de vídeos do YT (e todos os outros sites similares também), remodelador de margens, mostrar 100 resulados por página no Google, exibir resultados do Google em duas colunas, mostrar o vídeo do YT direto mesmo que no site haja apenas a url... Para sites de blog e notícia tem quilos... Tem até uma que troca o nome do George Bush! Hehe... Realmente há milhares de scripts para mudar completamente a maneira de navegar na internet.

Como é JavaScript logo eu também vou tentar criar alguma parada dessas, mas por enquanto eu só estou abrindo os fontes dos outros e fazendo umas pequenas modificações. Estou gostando muito.

Bem, então valeu... Divirtam-se com o Firefox e 'redescubra a web'!

P.S.: Vocês repararam que o meu Firefox está muito parecido com um navegador bem conhecido? É assustador. Tem gente muito talentosa por aí galera...

2 comentários:

  1. Show!! Esse Greasemonkey naum conhcia.
    Muito Show!

    ResponderExcluir
  2. Greasemonkey: existiria por acaso algum script que permitiria abrir uma janela popup pesquisando num dicionário de língua portuguesa (Priberam, por exemplo)clicando "CTRL + Left Mouse Button" como no babylon e wordweb?

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br