quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

1 - INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Mais um da série ...


1.1. LÓGICA

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento das rotinas que serão codificadas.

1.1.1 Cabe antes de qualquer coisa, verificar o que é lógica:

Lógica é o estudo sistemático do pensamento dedutivo, que permite construir argumentos corretos nas ciências naturais nas ciências humanas e nas ciências formais, e que possibilita distinguir os argumentos corretos dos incorretos. Dessa forma, a questão central da Lógica é: o que significa filosófica e simbolicamente, que um argumento decorra (ou seja conseqüência) das premissas adotadas?
A Lógica moderna e contemporânea usa os mesmos métodos que são usados em Matemática, e por isso é também chamada de Lógica Simbólica. Por outro lado, a própria Matemática faz uso intenso da Lógica em suas demon
strações e em seus fundamentos. (tirado de: http://www.cle.unicamp.br/FAQs.htm)

1.1.2 Um pouco de história faz bem pra alma:

Do ponto de vista histórico, a Lógica percorre um longa trajetória desde Aristóteles, estando já relacionada ao método axiomático da Geometria de Euclides, com intensa atividade na Idade Média, até confluir modernamente nas idéias de Gottlob Frege em 1879 sobre a primeira linguagem formal para a Lógica. Personagens subseqüentes no cenário da Lógica incluem Georg Cantor, Kurt Gödell, Alonzo Church, Alan Turing e Alfred Tarski. A partir do início do Século XX as Lógicas Não-Clássicas tiveram início, dando origem às Lógicas Multivalentes, historicamente ligadas a Jean Lukasiewicz, às Lógicas Intuicionistas historicamente ligadas a Alois Brower e Arendt Heyting, às Lógicas Paraconsistentes historicamente ligadas a Stanislaw Jaskowski e a Newton C. A da Costa e a diversas outras. (tirado de: http://www.cle.unicamp.br/FAQs.htm)

1.1.3 Como isso se relaciona com programação?

A própria noção de “máquina de computar”é um conceito lógico, expresso através da máquinas de Turing devidas a Alan Turing, boa parte da Informática e das Ciências da Computação utilizam a Lógica, e em particular as Lógicas Não-Clássicas. O desenvolvimento técnico não diminuiu a necessidade de reflexão filosófica a respeito dos métodos e da natureza da Lógica,e a transformou em paradigma para certas áreas da Filosofia como a Filosofia Analítica. A Lógica contemporânea converteu-se numa disciplina independente e múltipla que se desenvolve em conexão com a Filosofia, a Lingüística, a Matemática e as Ciências da Computação. (tirado de:http://www.cle.unicamp.br/FAQs.htm)
Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

1.2. SEQUÊNCIA LÓGICA

Nossos pensamentos podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

1.3. INSTRUÇÕES

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc...

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se pode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

1.4. ALGORÍTMO

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:

Jogar Cartas:

-Pegar a caixa do baralho
-Retirar baralho de dentro da caixa
-Embaralhar as Cartas
-Distribuir as Cartas
... etc.

Somar dois números quaisquer:

-Escreva o primeiro número no retângulo A.
-Escreva o segundo número no retângulo B.
-Some o número do retângulo A com o número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C.




















A
+
B
=
Resultado






Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem em liguagem de programação tais como: Pascal, C, Cobol, Fortran, Java, PHP, Ryby, C# e etc ... executados por uma máquina, no caso um computador.



1.6. Propondo Exercícios:

Acho que cabe dedicar um tempo pra por empratica o que vimos até agora. Saia de sua zona de conforto e ponha as mão à obra:

1) Crie uma seqüência lógica para tomar banho.

2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número.

3) Descreva com detalhes a seqüência lógica para Trocar um pneu de um carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br