quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Criando meus próprios toques para o Celular (.MP3).

Atende o Telemóvel, com mais estilo.

Ok, ok!!!
Estou levando pancada, vou tentar diminuir os posts ..... heheheh (Coeee, Felipe!! Bricadeira, sei que vc ta querendo mater um clima descontraido na área. Fica tranq!)
Existem toques maneiros ... mas, eu tenho idéias, embora não tenha tempo pra todas. Eu gosto da ReBirth, ela tem uma sonoridade que me agrada muito. É razoavelmente flexível e posso integrá-la tanto ao Cubase, quanto a outros, como o Nuendo ou o Sonar (veja qui!).

Acabei de sequenciar um loop, gostei do resultado, estou carregando para ser toque do cel.




Como isso funciona?

A idéia é construir patterns. Cada Banco pode ter até 8 patterns diferentes. Cada Módulo de sequencer, vou chamar assim, possui 4 bancos. Cada pattern é sub-dividido em 16 partes iguais de tempo. Cada Módulo pode tocar um som, ou não, em cada 1/16 parte do tempo. Com o slide vc liga o som de um 1/16 no outro. O accent como o próprio nome já diz acentua o som emitido na quele “step” ( Ou seja 1/16 parte do tempo). Cada 1/16 parte é ordenada e vc pode identifica - lá por um display cujo o título é “Edit Step”. Ali vc está editando um dezesseis avos qualquer do patern. Poder ser o 1°, ou o 2° ..... até o 16°.

A ReBirth vem com vário exemplos de paterns e songs seqüenciados. Os dois primeiros módulos são melódicos. A maioria dos exemplos usa sempre um deles para programar um riff de bass. Mas possui uma boa extensão possibilitando explorar sons agudos tb. Infelizmente, tem que mexer na afinação para explorar toda a extensão. Isso dificulta um pouquinho, admito.Cada um dos dois módulos melódicos possui botões para configuração da edição da afinação, timbre, acentuação e decay (não sei traduzir isso .. hehhe). Ah! Ainda pode escolher a forma da onda. Pois é, só duas eu sei mas ....

Os dois últimos módulos são rítmicos, bateria eletrônica. Cada instrumento da bateria está micro-abreviado: BD, logicamente não é banco de dados, é Bass Drum, ou seja, bumbo. SD Snare Drum, caixa. LT, Low Ton. MT, Middleton. HT, Highton (são os ton-tons da bateria, aquele som da segunda parte do message in a bottle, Os Paralamas tb exploraram esses sons em muitas levadas, alias eles copiavam o Police a rodo. Ok, ok!! Muito bem copiado. Tb acho). RS, é a clave (não lembro o nome em inglês). CP, claps. CH, Close Hi-Hat. OH, Open Hi-Hat. CC, Campana do Ride (Prato de condução, tocado na campana). RC, Ride. Chega ... acho que é isso. Não sou baterista.

Cada Módulo possui um controle de pan, volume, deley e efeitos (distorção e etc ..). Cada efeito tb pode ser configurado.

Você cria loops ou canções a partir dos patterns. Uma canção pode possuir um loop, ou ao contrário. Como vc Preferir.

O menu “edit” te permite copiar, cortar, colar (pardrão windows) nos patterns, aterá-los, shifta-los , randomizá-los automaticamente. No menu “edit” você inicia um loop ou canção apartir de um pattern criado.

È isso ai ... dá pra juntar com o sonar e adiciona guitarra, sax, teclado. Eu já fiz vários cds, quando trabalha em studio de gravação, usando a ReBirth . Muitos discos famosos usaram sequencers montados nela.

No menu “File” vc exporta para .wav depois converte para .mp3. Simples, rápido, show!

Exemplos criados por mim , postei aqui no Estação ZN.

Agora, o mais maneiro dessa história:

Vcs podem fazer douwnload da ReBirth, Mods e add-ons pra ela em: http://www.rebirthmuseum.com

Descobri essa parada agora, tem uma comunidade e tudo ... boladaum a situ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br