quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Seu site no celular

Olá. Este post traz algo interessante: Configurar o Servidor Web Apache para usar scripts PHP em páginas WML.

Para quem ainda não sabe WML é a linguagem de marcação para WAP.

O meu exemplo é usando o Debian GNU/Linux sarge, Apache 2 e PHP 4. Acredito que em todos os sistemas operacionais que suportam Apache/PHP isso funcione.

No arquivo de configuração do Apache (/etc/apache2/apache2.conf) adicione esta linha junto de outras semelhantes (você pode colocar esta linha no fim do arquivo também, mas sempre procure organização):

AddType application/x-httpd-php .wml


O significado desta linha é que o servidor interprete extensão wml como um script PHP e use o interpretador do PHP para processar a página antes dela ir para o cliente.

Extendendo um pouquinho do assunto vou mostrar a estrutura básica de um arquivo wml:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>

<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.3//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml13.dtd">
<wml>
<card>
Aqui entra o conteúdo WmL que aparece no navegador WAP
</card>
</wml>


Com essa configuração do servidor esta página padrão WML não vai funcionar. Por quê?! Simples: qual é a marcação de script PHP? Hein? Isso! <? ?>. Infelizmente a tag do xml usa o mesmo ponto de interrogação; então o interpretador do PHP acha que é uma abertura de bloco, mas desconhece este "xml" que vem logo depois. Como resolver isso, então? Simples: é só fazer isso como um echo dentro de tags PHP. E não se esqueça de \"escapar\" as aspas:

<?
echo "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"iso-8859-1\"?>";
?>


Pronto.

Eu próprio vou começar a fazer uns módulos do site aqui da empresa em WAP. Quando tiver algo pronto eu posto aqui no blog. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br