quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

O Ruby da Luz em cima, O Delphi da Luz em baixo ... e o Java (Vol II) - pesquisa da Borland.

Recentemente o Daniel postou o resultado uma pesquisa sobre linguagens de programação onde ele destacou o fato do Delphi (Delphi language) vir perdendo popularidade. Embora ele não tenha, de forma explicita, comentado as implicações que esse resultado indica para o desenvolvimento de sistemas, não é difícil concluirmos que: A ferramenta perdendo popularidade representa diretamente, é óbvio, perda de espaço no mercado, migração de profissionais para outras tecnologias, queda do valor da hora de trabalho do profissional, o número de novos projetos, por sua vez, também cai, acrescenta-se a esse cenário o fato de que cada um desses elementos retro-alimenta o outro. Pronto, a cama ta feita. Aliais, a cama ta feia ... a coisa ta feia ... e o meu “nome”, minha vida, meu trabalho esta no meio dessa bagunça.

O Delphi é a melhor ferramenta para desenvolvimento de sistemas for Windows, ou pelo menos até o D7 foi. Faço eco a pergunta que o Daniel deixou escapar: “Por que será?” O Delphi 7 teve um crescimento muito forte em 2003, continuou crescendo em 2004, mesmo com o lançamento do fracassado D8 e do emergente .Net. Todavia, surpreendente, a versão 9 (Delphi 2005) foi um fiasco. Ouvi rumores que seria do interesse da própria Borland matar o Delphi. O Visual Studio, falando de .Net, veio dando poeira nele ... “Poeira, aa.... poeira ... aaa! Poeira, levantou poeira ....”. Houston we have a problems, no ano seguinte o D 2006 ainda não suporta a .net 2.0 (conforme postado pelo Felipe). Pelo que parece o VS 2005 da MS continua dando “Poeira, aa.... poeira ... aaa! Poeira, levantou poeira ....”.

Mas, como o Daniel aponta em seu post, existe uma luz. É verdade ela está em baixo, mas ainda, pelo que parece, não é o fim. A Borland está fazendo uma pesquisa pesquisa on-line para coletar informações sobre os hábitos e preferências dos usuários de Delphi. Confesso que um determinado trecho da pesquisa me pareceu que ela (Borland) está demasiadamente interessada numa nova forma de cobrar licenças de seu produto. Contudo, apesar disso, acho que vale apostar numa expectativa otimista. Estou preferindo olhar para essa pesquisa como uma forma da Borland trazer o Delphi novamente para uma posição mais competitiva no mercado. Portanto, convoco todos os desenvolvedores a se engajarem nessa iniciativa. Participando poderemos dar a oportunidade da Borland / DevCo desenvolver as novas versões do Delphi de acordo com os seus desejos, podendo até quem sabe, ajustar seu cronograma com os interesses do público.

Outros Bogers Delpheros também postaram sobre essa pesquisa, no blog do Malta ele menciona que é um formulário longo, mas bem feito. Segundo ele, e concordo plenamente, vale a pena investir uns 20 minutos em responder a pesquisa. Ah!! Por favor, espalhe a notícia. Peça a todos os desenvolvedores que vc conhece, da sua empresa, curso, faculdade, orkut, lista de discussão, no seu blog, mande carts, telefone ... e etc (heheh), para participar! O endereço é http://infopoll.net/live/surveys/s30110.htm

2 comentários:

  1. Vo acrescentar meus 2 centavos nessa parada:

    Adoro Delphi e sempre adorei. Quem me conhece sabe que eu gosto muito de diversificar também. Enquanto o Delphi existir eu vou continuar aprendendo e desenvolvendo em Delphi. Em .NET eu estou com o VS e com o C#, mas nunca se sabe :)

    Pra mim o Delphi não vai morrer. O BDS 2006 é uma excelente ferramenta para programar em Delphi...

    E vamos todos dar uma força ao nosso amado Delphi participando da pesquisa. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho pouco importante, na condi'c~ao de desenvolvedor o mercado de trabalho. Falo por mim.

    Agora, uso efetivamente C#, Java via NetBeans, e n~ao conhe'co nada que me forne'ca tanta produtividade quanto a combina'c~ao dbExpress/Ado com DataSnap. E olha que reconhe'co a grande produtividade trazida pelo Visualstudio e o NetBeans 6.0 C2.

    Abra'cos para Gerson e Felipe.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br