terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Integrando a ReBirth com o Sonar

Ribirth com Sonar

O Sonar é um software para gravação, edição e mixagem de áudio. Com ele vc pode desenvolver projetos de CDs, trilhas sonoras, multimídia. Além de todos os recursos de gravação multipista (multrack), para edição de áudio, e do seqüenciador MIDI, já presentes na suas versões anteriores, o popular Cakewalk Pro Áudio. Essa nova versão, o Sonar, traz uma grande quantidade de inovações comparada aos seus antecessores.

Esse software é utilizando tanto a nível profissional, quanto amador (os home studios da vida) proporcionado a criação de trabalhos musicais com um resultado bem satisfatório.

Uma característica muito legal no Sonar é a fácil usabilidade. Sua interface é bem amigável, comparado a outros softwares similares, e intuitiva. Ele permite uma ótima integração com outros softwares seqüenciadores, como a ReBirth e o Rason. Funcionalidade indispensável para as produções de música digital desde das duas últimas décadas. Nosso objetivo neste post é mostrar o quanto é fácil integrar o Sonar com a ReBirth.

No sonar, vamos iniciar um novo projeto:
Quando vc abre o Sonar aparece o Quick Start, uma forma rápida de vc selecionar abrir um Projeto anteriormente iniciado, abrir o último aberto, ou iniciar um novo projeto.

Selecione “Create a New Project”. Agora, vc deverá escolher a configuração do projeto que vc está iniciando, escolha Normal.


Como vc pode notar na imagem acima, ele abre automaticamente alguns canais de audio (para gravar Wave), alguns canais de MIDI e em baixo o máster, um sub Grupo e um de Efeito. Para utilizar algum programa de Loop, como a ReBirth ou o Reason, sempre no menu principal, opção “Insert”, irá constar numa das sub-opções uma específica para o programa de sequencer que estará instalado na sua máquina. O próprio Sonar reconhece esses programas.
Nesse momento vamos utilizar a funcionalidade do Sonar que integra com a ReBirth, contudo, para que isso seja feito com sucesso, ceritifique-se que a ReBirth esteja fechada na sua máquina.
Feito isso, no menu principal:
Insert ReWire Device ReBirth Audio.


Um parêntese: Quando fiz o upload das imagens pude notar que ficaram bem
ruins aqui no blog. Mas, se vc clickar sobre elas poderá visualizá-las
com mais nitidez.

Voltando: Provavelmente, se vc nunca fez esse procedimento antes, será necessário ainda uma configuração. Defina como vc deseja que as Tracks sejam criadas (Se vc quer uma para cada instrumento da ReBirth ou todas mixadas em Stereo) e se vc vai querer que uma janela com as propriedades do Synth e/ou outra com o rack. A parte mais relevante para mim nesta configuração é que cada instrumento da ReBirth seja endereçado para um canal. Veja na figura como eu sempre trabalho. Dessa forma tenho mais flexibilidade para mixar os instrumentos. Conseqüentemente, consigo uma sonoridade que mais me agrada, embora isso dê mais trabalho.

Agora vc tem os novos tracks (canais) um para cada respectivo instrumento da ReBirth.


Agora execute a ReBirth, abra algum arquivo que vc já tenha finalizado, ou não, um loop (ou song). Retorne para o Sonar pressione Play, pronto a Rebirth ja deve estar tocando na sua máq através do Sonar.

A ReBirth vem com vários exemplos sequanciados, no diretório de instalação dela vc deve encontrar um pasta, Demo Songs:

So, then .... enjoy yourself

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br