quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Editores de Partituras, Notação Musical

Um exemplo de como fazer, ou editar uma partitura no computador.

Assim como existe o Word e o Open Officce, softwares para edição de texto, existe também os voltados para edição de partituras. Os mais conhecidos e utilizados pela maioria dos músicos aqui no Brasil são o Encore, Finale e o Sibelius.

Overview

Esses softwares são ferramentas poderosas que auxiliam o trabalho de composição e construção de partituras, desde de simples partes de seção rítmica, baseadas em cifragem, até grades super-complexas para orquestra sinfônica. Ao mesmo tempo que o compositor está escrevendo (quero dizer, digitando) sua composição ele pode ouvi-la, no timbre do(s) instrumento(s) para o qual está compondo. Conta Também com recurso de transposição automática e mais um monte de funcionalidades. Basta dar uma olhada nesses links para maiores detalhes:


http://www.finalemusic.com/finale/preview_flash.aspx?mv=new_features&vers=fin2006

http://www.finalemusic.com/finale/preview.aspx

http://www.musicprep.com/sibelius/


Vamos tentar um exemplo no Encore, pois este é o único que tenho disponível na maq agora.

Tudo aqui é bem semelhante ao um editor de texto. Por exemplo, no menu “File” vc, assim como no Word, abre, fecha, ou salva um arquivo. Configura a página e impressão. Um item de menu para uma forma de exportar o arquivo, em seguida uma listagem das últimas edições que vc fez. O último item de menu é o sair.

Vou escolher a opção New do menu “File” (Costumo suar muito as teclas de atalho, “CTRL + N”, neste caso). Na configuração de página (Choose Page Layout) vc define quantas linhas deseja por página, quantos pentagramas por linha e quantos compassos por linha. Na área “Staf Format” definimos se desejamos um layout de parte de piano (dois pentagramas agregados. O de baixo, clave de Fá. E o de cima, clave de Sol) ou um layout simples. Configure como exemplificado na figura abaixo.


Na figura acima estou configurando uma página com dez linhas, um pentagrama com quatro compassos por linha. Só que para isso tive que selecionar em “Staf Format”, single staves. Após digitar os valores conforme na figura acima click “Ok”.

Eu não gosto muito do Encore, tenho sérias restrições quanto a ele. Ele é muito engessado, me parece que ele usa API do Windows 3.1.1 ainda, isso é bizarro, muito feio. Não gosto da usabilidade de também, a tela não rola com o scroll do mouse (Creeeeeedooooo). Os caras da GVox deveria estudar mais HCI.

Agora temos o novo arquivo prontinho para ser editado. Esse formatação de 4 compassos por linha torna a partitura mais legível pq na leitura musical não lemos como na leitura de textos palavra por palavra, lemos grupos de compassos que possuem um sentido completo (uma idéia completa). São raros os trechos musicais (isso, levando em consideração a música ocidental) em que essas estruturas com sentido completo não sigam sempre uma métrica de quadratura.


No menu “Measures” iremos definir a armadura (Key Signature) e fórmula de compasso (Time Signature).


A música que escolhi é uma composição bem complexa. Todavia, muita ou puco complexidade é só um detalhe sem importância no nosso caso, visto que o objetivo aqui não é ensinar música. Portanto, prosseguindo ....

Esperando, é uma composição do Helio Delmiro, que mistura elementos do Jazz moderno (modulações a la Giants Steps. veja em: http://en.wikipedia.org/wiki/Giant_Steps) com elementos do que há de melhor na música brasileira. Escolhi essa música pq trata-se de uma pérola, e outro dia, após ouví-la insistentemente resolvi escrevê-la.

Logo nos compassos iniciais, embora a melodia soe bastante intuitiva e rítmicamente simples, a chapa começa a esquentar. E começam as coçadas na cabeça logo no início da análise. Tanto harmônica, quanto melódica. Nos seis primeiros compassos, praticamente cada um está num tom diferente (já fazem mais de 5 anos que deixei a teoria musical num canto escuro da memória), o que fazer numa situação dessas? Me esqueci .... HAUHAUHAU. Pelo que me lembro, na aula do Ian ele aconselhava conservar o trecho todo no tom original, caso fossem várias modulações que, sendo esse curto, no final do trecho retornam ao tom original. Contudo não tenho certeza disso. Vou verificar mais tarde.

Essa música é dividida em duas partes: A primeira parte é modal, predominando Mi maior (E). Já na segunda parte o tonalismo é bem marcante. Embora predomine Sol maior (G) ela inicia em lá menor, tendendo pro melódico. Todavia, a partir do compasso 14 inicia novamente uma seqüência de modulações num padrão, mantendo ao mesmo tempo uma relação melódica dentro dos elementos da segunda parte, e uma relação harmônica com os elementos da primeira, no meu mo de ver, já preparando o caminho de retorno à ela.

Então, mãos a obra .... a primeira parte tem 8 compassos. Esses, inicialmente manteremos em Mi maior (3 acidentes, sustenidos #, na armadura).



Para escolher a tonalidade click na barra de rolagem (scroll bar) que marquei num círculo vermelho. Observe o número de compassos que determinei para a abrangência da armadura de Mi maior (do compasso 1 ao 8).

No campasso 12 ao 15 estaremos em Sol maior.


Uma modulação curtíssima, nos compassos 16 e 17 passa pra Si maior (B).



Mais uma modulação, nos compassos 18 e 19 passa pra Mi bemol maior (Eb).


No 20 e 21 retorna pra Sol maior.


No 22, 23 e 24 volta pra Si maior (B), preparando no último compasso (24) para Mi maior, iniciando novamente a primeira parte.


Agora, pra facilitar o trabalho vou numerar os compassos.

No menu Measures Measures Numbers.


Eu sempre configuro: Each System (entenda a cada linha), e Enclose Number in Box (o Número fica dentro de uma caixa).



Vamos definer a fórmula de compasso. no meu Measures
Time Signature. A fórmula de compasso é a razão entre a unidade de tempo e unidade de compasso

Vc precisa da fórmula de compasso para ter a referência da relação entre o valor das figuras com o todo do tempo. Para que vc possa indicar qunto um som ou silêncio vai durar. Esse link tem uma explicação excelente, boladona. Pra quem deseja aprender Música, espero que ajude.

http://www.tomdamata.org.br/cancioneiro/ritmo.asp

Como em todas as gravações dessa música, a levada adotada foi de bossa, vou escrever em 2 por 4. Depois vou colocar uma versão e "C cortado" pros gringos poderem entender. Eles não conseguem conceber o 2/4. Veja a configuração abaixo:


Pô, Felipe, vc que fica me zuando com essa parada de post micro .... hehehe ... esse eh o menor de todos. Sobre tudo, o que é um flato pra quem já ta todo .... digamos ... sujo. hehehheh

Caramba!!!! Até que em fim ... Uff!!! Vamos começar e escrever de fato essa “parti”. Para colocar a cifra, no meu Windows Palette Graphics, vc visualiza a palheta com a opção de gráficos para cifragem.

Click na palheta na célula marcada com o círculo para cifragem, em seguida click sobre o compasso 1.

Na tela Choose Chord vc monta a cifragem do acorde. Como não existe um padrão definido para cifragem, ele apresenta pra vc um padrão americano. Pelo menos esse padrão é seguido pela maioria dos Real Books. Contudo, ele não engessa totalmente, note a opçãp custom , basta que vc selecione o acorde em root e digite o complemento dele na caixa de texto ao lado da palavra custom para montar uma cifra mas adequada a sua necessidade.

http://en.wikipedia.org/wiki/Real_Book

http://www.shermusic.com/ajrb.htm

http://www.shermusic.com/


Para alguns acordes vou usar a opção de customização de cifragem. Por exemplo o segundo acorde da segunda parte (no compasso 9), Am(#5). Embora essa cifra não seja convencional, no contexto do compasso 9 ela traduz muito bem a idéia do movimento harmônico executado pelo Helio Delmiro nas diversas gravações desse tema.

No Menu Scores Text Elements, definiremos o títiulo, o compositor e alguns outros detalhes da obra.

Para o Título clique sobre a opção e digite.

Clickando em footer você pode definir número de páginas e a data da criação da partitura. Basta clickar sobre o botão correspondente ao que vc deseja.

Estamos perto do fim .... hehehheh

Já terminei a cifra.


Para colocar a melodia vc pode usar o mouse, clickando na palheta de notas e em seguida no compasso específico. No menu Windows Palette Notes










No menu Windows Tempo, você acesso um “metrêmetro” virtual que define o beat do midi gerado apartir da sua partitura. É possível ouvir o resultado do que vc está “escrevendo” imediatamente. Bata clickar no botão “Play”. Conseqüentemente, podemos concluir que se vc tiver algum instrumento Midi é possível ao tocar registrar, através do Encore, em forma de partitura o que está sendo tocado.



Pressione espaço para tocar (OBS: ele não toca cifra, pelo menos até aversão que eu tenho). Enter para gravar. Ele tem um teclado virtual que vc pode acessar pelo menu Windows Keyboard.

Pronto!!! Uff!!! Acobou está pronto.

Como no Encore não há como vc exportar para nenhum formato que preste. Fui obrigado a fazer um screenshot, levar pro Fireworks e gerar um .Gif. Não posso deixar a galera com água na boca.

Lá vai, lá vai, lá vai ... aeeeeeeeeee ..... parou chega!!!



Esperando foi gravado nos seguintes álbuns:

- Emotiva (1983)


- Symbiosis (Cleare Fischer & Helio Delmiro - 1999)

- Compassos (2005)

OBS: Na gravação do Emotiva, os gênios dos engenheiros de gravação cortaram a coda. Eles resolveram mixar sem que o Helio estivesse presente, horas de trabalho para gravar a coda foi jogado no lixo.





2 comentários:

  1. Obrigado pela aula de Encore!
    As dicas sobre música, sensacional também.
    Amo o som do Helio Delmiro, dos cds que você mencionou não conhecia o symbiosis gostaria muito de ouvi-lo.
    De qualquer forma valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Grato por sua cordialidade! (mesmo que anônima, não importa ...)
    Essa parte musical do blog é o meu desestress!
    Vlw!

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br