terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Declação de Classes

Quando escreve código em Java, você está escrevendo classes ou interfaces. Dentro dessas classes, como você sabe, existem variáveis e métodos (além de algumas outras coisas).
O modo como você declara as suas classes, métodos e variáveis afeta dramaticamente o comportamento do seu código. Por exemplo, um método público pode ser acessado a partir de código que esteja rodando em qualquer parte da sua aplicação. No entanto, se você marcar esse método como privado, ele desaparecerá de todos os radares (exceto o da classe na qual foi declarado).

Regras de Declaração para Arquivos-Fontes

. Só pode haver uma classe public em cada arquivo de código-fonte.
. Os comentários podem aparecer no início ou no fim de qualquer linha no arquivo do código-fonte; eles são independentes de qualquer das regras de posicionamento discutidas aqui.
. Se houver uma classe public em um arquivo, o nome do arquivo deve ser o mesmo da classe public. Por exemplo, uma classe declarada como public class Dog { } precisa estar em um arquivo de código-fonte chamado Dog. java.
. Se a classe fizer parte de um pacote, a declaração package deve estar na primeira linha do arquivo do código-fonte, antes de quaisquer declarações import que estejam presentes.
. Se houver declarações import, elas devem ficar entrea declaração package (se houver) e a declaração da classe. Se não houver uma declaração package, então a(s) declaração(ões) import deve(m) estar na(s) primeira(s) linha(s) do arquivo do código-fonte. Se não houver declarações package nem import, a declaração da classe deve estar na primeira linha do arquivo do código-fonte.
. As declarações import e package aplicam-se a todasas classes dentro de um arquivo de código-fonte. Em outras palavras, não é possível declarar múltiplas classes em um arquivo e tê-las em diferentes pacotes,ou usar diferentes importações.
. Um arquivo pode ter mais de uma classe não-pública.
. Arquivos que não tenham classes públicas podem ter um nome que não seja o mesmo de nenhuma das classes do arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br