terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Projeto JEDI Java

Iniciado pela Universidade das Filipinas, nasce através do Java Research & Development Center, a iniciativa JEDI (Java Education and Development Initiative), em Fevereiro de 2005.
A partir desta data, o JEDI vem sendo desenvolvido como um projeto colaborativo, que
conta com o apoio da comunidade Java em todo o mundo. Tem como principais objetivos o de melhorar a experiência do ensino e da aprendizagem; Aumentar a qualidade dos graduados em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (disponibilizando os materiais de seus cursos gratuitamente para quem se interessar); Aumentar o banco de especialistas em Java e, Fornecer serviços e produtos a altura das necessidades do mercado mundial.


O JEDI, entra neste contexto de forma totalmente gratuita para a comunidade e
disponibiliza todo o acesso aos cursos e materiais. O aluno terá ao seu dispor manuais,
slides de apresentação das aulas, provas, exercícios e material de referência e vídeo-aulas.
Contando ainda com os softwares, o treinamento de instrutores, o acesso a suporte e a lista de discussão da comunidade.

A comunidade JEDI tem contribuído bastante para o sucesso desta iniciativa, em todo o mundo existem mais de 80 pessoas contribuindo ativamente. Os treinamentos são
realizados pelos membros do JEDI que conduzem os testes e recebem cada vez mais
pessoas como voluntárias. O JEDI possui, atualmente, parcerias globais nas Filipinas
através de John Paul (Java champion), no Brasil através de Daniel deOliveira (Java
champion), na França através de Vicent Brabant (Java champion) e de coordenações na Malásia, Tailândia, Singapura, Japão e Vietnam.


O Brasília Java Users Group - DFJUG é responsável pela coordenação do JEDI em países de língua portuguesa. Para mais detalhe clique aqui http://www.dfjug.org/

O DFJUG possui mais de 9.900 membros e é totalmente baseado em trabalho voluntário, sem personalidade jurídica e patrocinado pelo Instituto CTS, OSCIP, voltada para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de software, que
fornece ao grupo apoio logístico, administrativo e jurídico.


O JEDI em língua portuguesa utilizará o Moodle, um software para a criação de cursos em sítios WEB baseados na Internet. É um projeto desenvolvido para dar suporte a Educação Social Construtivista.
Moodle é gratuito, distribuído como Software livre (sobre a licença pública GNU).
Basicamente isto significa que o Moodle tem preservado os direitos sobre o autor
(copyright), entretanto existem algumas liberdades. Pode-se copiar, utilizar e modificar o Moodle proporcionando o código fonte a outros, não é possível modificar ou eliminar a licença original e os direitos do autor, e deve-se aplicar esta mesma licença a qualquer trabalho derivado deste.
Moodle pode funcionar em qualquer computador que rode PHP, e suporta vários tipos de bancos de dados (em especial MySQL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br