quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Padrões e Protocolos da WWW

O W3c (World Wide Web Consortium) é um consórcio de empresas do ramo de tecnologia com o objetivo da adoção e formalização de protocolos que padronizassem todo tipo de tecnologia pertinente ao ambiente web. Sites, ou sistemas, desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados independente do hardware, ou software utilizados, como por exemplo: Telefone celular, PDA, eletrodomésticos, micro computadores, etc... tornando a questão da plataforma, anteriormente fundamental, agora, totalmente relevante. Exemplo: Um programa para Mac jamais poderia ser executado no Windows do tio Bill.

O Problema em questão é que qualquer fabricante de tecnologia, seja hardware (placa de rede, moden, placa mãe e etc ...), ou software (sistema operacional, browser, aplicativos e etc..), não necessariamente é obrigado a fabricar seu produto para que ele seja compatível com o produzido pelo seu concorrente. Isso conflita com a premissa principal, que sustenta a tecnologia da informação, a possibilidade de sistemas computacionais interagirem. Um consórcio como o W3c, funciona como uma entidade cujo a finalidade é garantir que padrões sejam adotados pelos fornecedores e produtores de tecnologia na fabricação de seus produtos.

Tenho observado o fato do W3C não ser muito conhecido no Brasil, embora que os protocolos por ele definidos: Webservice (SOAP/XML), Javascript, Hyper Text Markup Language (HTML), eXtensible Hypertext Markup Language (XHTML), Cascading Style Sheets (CSS) e uma centena de outros padrões, sejam muito populares, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação. Muitos dos problemas encontrados no desenvolvimento para a www pode ser solucionado se o desenvolvedor conhecer e respeitar os padrões definidos por essa entidade.

http://www.w3.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br