quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Introdução a Programação

Tenho alguns amigos super interessados em aprender sobre programação. Fora os alunos, muitos deles ainda iniciando o curso de graduação em informática, outros autodidatas, que sempre precisam de uma introdução sobre o que é programação? Por onde eu começo?

Ouvi falar sobre algoritmo, o que é isso?

Portanto, segue uma tentativa de introdução ao assunto:

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

Algoritmo:

É a descrição, de forma lógica, dos passos a serem executados no cumprimento de determinada tarefa.

É a forma pela qual descrevemos soluções de problemas do nosso mundo, a fim de serem implementadas utilizando os recursos do mundo computacional. Como este possuí severas limitações em relação ao nosso mundo, exige que sejam impostas algumas regras básicas na forma de solucionar os problemas para que possamos utilizar os recursos de hardware e software disponíveis.

Algoritmo x Programa

Um algoritmo é uma seqüência lógica de ações a serem executadas para se executar uma determinada tarefa. Um programa é a formalização de um algoritmo em uma determinada linguagem de programação, segundo suas regras de sintaxe e semântica, de forma a permitir que o computador possa entender a seqüência de ações.

Linguagem de Programação

Uma linguagem de programação é um conjunto de símbolos ( comandos, identificadores, caracteres ASCII, etc. ... ) e regras de sintaxe que permitem a construção de sentenças que descrevem de forma precisa ações compreensíveis e executáveis para o computador.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO = SÍMBOLOS + REGRAS DE SINTAXE

Uma linguagem de programação é uma notação formal para descrição de algoritmos que serão executados por um computador. Como todas as notações formais, uma linguagem de programação tem dois componentes: Sintaxe e Semântica. A sintaxe consiste em um conjunto de regras formais, que especificam a composição de programas a partir de letras, dígitos, e outros símbolos. Por exemplo, regras de sintaxe podem especificar que cada parênteses aberto em uma expressão aritmética deve corresponder a um parênteses fechado, e que dois comandos quaisquer devem ser separados por um ponto-e-vírgula. As regras de semântica especificam o “significado” de qualquer programa, sintaticamente válido, escrito na linguagem.

Tipos de Linguagens de Programação

Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características específicas e com níveis de complexidade e objetivos diferentes, como pode ser visto na tabela abaixo:


LINGUAGEM

CARACTERÍSTICAS

Linguagem de Máquina

Única compreendida pelo computador.

Específica de cada computador.

Linguagens de Baixo Nível

Utiliza mnemônicos para representar instruções elementares

Ex.: Assembly

Linguagens de Alto Nível

Utiliza instruções próximas da linguagem humana de forma a facilitar o raciocínio.

Ex.: Uso Científico : Fortran

Propósito Geral : Pascal, C, Basic

Uso Comercial : Java, Delphi, PHP, C#

Uso específico : Lisp, Prolog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br